Iniciativa
Coordenação Pedagógica
CLIPPING | voltar
Pesquisa mede satisfação dos são-marquenses com saúde pública
Autor:  - 05/11/2013
Os alunos da turma 81, da Escola Estadual de Ensino Fudamental Orestes Manfro, desenvolveram uma pesquisa sobre as condições da saúde pública no município de São Marcos. O estudo foi acompanhado pela professora Rubiane Guerra e faz parte do Curso de Especialização da Universidade de Caxias do Sul NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião). Após a escolha do tema, que partiu dos próprios alunos, a turma visitou as dependências da Secretaria Municipal de Saúde acompanhados pela secretária municipal de Saúde Marieli Beatris Soldatelli Sandri, podendo ouvir e perguntar aos profissionais da saúde suas dúvidas. Em seguida, os estudantes elaboraram um questionário com 27 questões abertas e fechadas e foram a campo para descobrir a opinião da população são-marquense sobre o assunto. Após coletados os dados, os alunos tabularam e concluíram a pesquisa. Os resultados foram apresentados em Seminário na Universidade de Caxias do Sul e também socializados no X Congresso Ibope Unesco, realizado em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de outubro.
 
Dos 100 entrevistados, 52 disseram que a saúde pública no município de São Marcos está regular, 34 que está boa, 12 que está péssima, uma pessoa que está ótima e uma pessoa disse não saber. Entre as ações necessárias mais apontadas pelos munícipes está a contratação de mais médicos e melhoria no atendimento prestado no Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes. As demais perguntas e dados se encontram no blog elaborado pela turma www.saudepublicanepso.com.br para divulgar os resultados.
 
Como destaca a professora e orientadora Rubiane Guerra, a pesquisa em sala de aula é uma grande fonte de conhecimentos e aprendizagens tanto por parte dos alunos como do professor. "Ela visa o respeito à opinião dos outros e a valorização de temas eleitos pelos alunos. A Escola Orestes Manfro participa do projeto Nepso há alguns anos, com temas diversos”, destaca Rubiane.
 
Professoras participaram do X Congresso Nepso
 
Entre os dias 11 a 15 de outubro aconteceu, na cidade de Nazaré Paulista – São Paulo, o X Congresso Ibope Unesco - Nepso. O projeto Nepso, no polo Rio Grande do Sul, é desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul, como curso de extensão, e é coordenado pela professora doutora Nilda Stecanela. Com o tema “Olhar a prática: um exercícios de reflexão”, o Congresso contou com a participação de representantes do Brasil (Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e de outros países (Colômbia, Chile, Argentina e Peru). Neste ano, duas professoras de São Marcos representaram o município no evento, apresentando suas práticas e experiências com a pesquisa em sala de aula: Adriana Cardozo Perozzo e Rubiane Guerra. Adriana desenvolveu a pesquisa no município de Caxias do Sul, com seus alunos, sobre tarefas escolares, e Rubiane desenvolveu a pesquisa sobre saúde pública no município de São Marcos. 
 
Além das socializações entre os polos presentes no Congresso, as pesquisadoras participaram de palestras com professores da Universidade de São Paulo (USP), de um worshop sobre o uso de vídeos na escolas e do lançamento da campanha Chega de Bullying! do canal Cartoon Netwok. Como parte da programação, houve um baile de integração entre os polos presentes, onde cada localidade apresentou um pouco de sua cultura. “Aqui do Rio Grande do Sul, apresentamos vídeoclipes com músicas gauchescas. Na gastronomia os pesquisadores puderam provar o vinho Lorandi (Criúva), o suco de uva da Sinuelo, além de chocolates de Gramado, trufas, queijos e salames e, é claro, o chimarrão”, destacou Rubiane. “Também distribuímos alguns exemplares do Jornal L’Attualità da edição comemorativa aos 50 anos do município de São Marcos, que circulou com data de 9 de outubro. Estes exemplares foram entregues às coordenadoras do Polo Peru e Rio de Janeiro, além de outro exemplar ficar com uma pesquisadora do Pernambuco”, salienta Adriana.
Mais informações clique aqui.
 
 

 

mapa do site
contato