Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Portugal divulga resultado do prêmio Nepso
autor: Polo Portugal - Jornal das Caldas - 13/10/2011

Com a presença da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, decorreu no passado dia 24, em Lisboa, a entrega dos prémios NEPSO, uma iniciativa da Fundação Vox Populi, fundada e dirigida por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest. Uma das premiadas foi a Escola Básica do 2º e 3º Ciclo, com Secundária Josefa d'Óbidos, que recebeu a menção honrosa "Tema bem trabalhado".

O projecto NEPSO - Escola Opinião baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentando os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos, a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos através de uma forma activa e participativa.

É um projecto pluridisciplinar para ser desenvolvido nas escolas por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo diversos professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida, o país a que pertence e a comunidade NEPSO que promove o programa.

Em 34 escolas do ensino básico e secundário, 41 grupos de alunos, coordenados por professores e apoiados pela Fundação, levaram a efeito "estudos de opinião" sobre os mais diversos temas, desde a "Violência na Escola" até outras ligadas ao "Ambiente", "Cidadania" e "Novas Tecnologias".

Um júri de especialistas em estudos de opinião e personalidades ligadas à educação, presidido pelo professor Roberto Carneiro, apreciou os 41 trabalhos realizados.

A Escola EB 2,3 de Júdice Fialho, de Portimão, venceu a edição 2010/2011 do Prémio NEPSO Escola - Opinião, com o estudo "Por Favor Mude - Valores Sociais em crise", realizado por um grupo de alunos do 8º e 9º ano, coordenados por dois professores.

Foram ainda destacados com prémios especiais vários trabalhos e entre as menções honrosas atribuídas conta-se a que distinguiu a Escola Básica do 2º e 3º Ciclo, com Secundária Josefa d'Óbidos.

"Melhor Cidadania - Comportamentos Disruptivos na Escola EB 2.3/SJosefa de Óbidos", efectuado pelos alunos do curso profissional de técnicos de informática e de sistemas, sob coordenação da professora Celeste Afonso, foi o trabalho realizado.

Francisco Gomes

 
 

 

mapa do site
contato