Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Estudantes do NEPSO de São Paulo e Chile participam de lançamento internacional da Pesquisa Multipaís 2012
autor: site Ação Educativa - 24/04/2012

Cerca de 25 estudantes do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), da Ação Educativa, participaram em (27/04) do lançamento internacional da Pesquisa Multipaís 2012. A atividade envolveu um grupo de estudantes do ensino médio de três escolas da zona leste de São Paulo e os estudantes chilenos do Programa Educacional para Meninos, Meninas e Jovens com Talentos Acadêmicos (Proenta, na sigla em espanhol), da universidade La Frontera, na cidade de Temuco, com quem eles fazem dupla na pesquisa. As atividades para a realização da Pesquisa Multipaís 2012 tiveram inicio em março. Com o objetivo de também promover o diálogo entre os estudantes dos polos envolvidos, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural que marca a rede.

Durante a atividade de lançamento, os estudantes dos dois países puderam se apresentar uns aos outros por meio de videoconferência. Esta foi a primeira vez que polos do Nepso realizaram um encontro virtual para lançamento da Pesquisa Multipaís. Renato Nascimento, assessor do Nepso, abriu o encontro saudando os estudantes do Proenta e a equipe chilena: “que seja uma boa troca, um trabalho prazeroso e produtivo para todos”. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar toda a equipe brasileira que dá apoio às atividades no polo São Paulo. Do lado chileno, o professor Guillermo Willianson, coordenador do polo Chile, mandou sua “saudação carinhosa a toda a equipe e um abraço ao rapaz com a bandeira do Chile”. Ele também apresentou um pouco a cidade de Temuco e explicou para os estudantes brasileiros como funciona o Proenta.

Os estudantes e as equipes dos dois países se saudaram mais uma vez e encerraram a videoconferência ainda mais animados do que no começo. “Esperamos poder manter um contato ainda mais intenso agora, por meio do blog do programa”, afirmou Renato. A próxima etapa para a realização da pesquisa deve ser a escolha de um tema comum, que será trabalhado nos dois polos.

Outras duplas
Outra dupla da Pesquisa Multipaís 2012 do Nepso envolve alunos de São Paulo da Escola Gilmar Tacola, com estudantes da Argentina. Em Minas Gerais, o mesmo processo será feito para a realização da pesquisa com a escola G-129 Millalevia, também na cidade chilena de Temuco. Ainda em Temuco, a escola Millaray formou dupla com jovens de escolas do Paraná. Neste estado, um grupo de jovens da escola Fonte Nova realizará pesquisa com alunos da cidade de Chonchi Castro, no Chile, e outro grupo realizará a pesquisa com alunos do colégio José Giordano, da cidade Nueva Imperial, também no Chile. Alunos do polo gaúcho formarão dupla com alunos da cidade chilena de Petrufquén.

Além dos grupos internacionais, a Pesquisa Multipaís envolverá quatro grupos de polos brasileiros: o Distrito Federal e Pernambuco formam dupla para realizar pesquisa de opinião sobre meio ambiente e Paraná e Minas Gerais constituíram o único grupo de crianças da Multipaís de 2012.

 
 

 

mapa do site
contato