Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Pesquisa na sala de aula do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso: A realização do V Congresso Nacional d
autor: Guillermo Williamson, coordenador polo Chile - 23/11/2012

 

Novamente e pelo quinto ano consecutivo, o Projeto Nepso impulsionado pela Universidade de La Frontera no Chile, em parceria com as empresas IBOPE, TimeIBOPE e a ONG Ação Educativa, do Brasil, levaram a cabo no final de novembro o “V Congresso Nacional do Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião-Nepso” e o “Seminário Pedagógico: Pesquisa e Aprendizagem em Sala de Aula”. Compareceram 200 participantes entre professores, diretores e estudantes das escolas básicas, de colégios, Centros de Educação de Adultos e do Programa PROENTA UFRO, que apresentaram o resultado de 25 projetos de pesquisa desenvolvidos em aula durante o ano.  Estiveram representados estabelecimentos das Regiões Metropolitana, do Bio Bio, La Araucanía e Los Lagos. Foi feito um passeio pela Universidade e os estudantes que vieram de outras regiões puderam conhecer a cidade. O evento foi organizado em dois momentos, o primeiro foi o Congresso, no dia 23, no qual os estudantes fizeram suas apresentações, e o segundo foi o Seminário onde participaram apenas os professores. 

O Congresso foi realizado com muito interesse, entusiasmo e responsabilidade demostrando o grande trabalho dos professores e professoras com seus alunos. Foram apresentados temas vinculados à alimentação nos estabelecimentos, à percepção sobre as novas tecnologias e ao vício pela internet e pelas redes sociais, às consequências dos Colégios Bicentenários, à escola como uma contribuição para a comunidade, opiniões sobre o comércio sexual no estado, extraterrestres, o fim do mundo, espaços para a expressão cultural juvenil, pais aos 15, perda da identidade local, medicina mapuche vs. ocidental, a primeira paixão juvenil, a música e sua influencia nos jovens. Alguns temas foram mais estudados: as novas tecnologias e suas consequências para os jovens; temas de cultura e vida juvenis;e outros. Alguns expoentes referiram seus vínculos com o Brasil no projeto Multipaís, valorizando os espaços – reduzidos, mas importantes para eles - em que criaram vínculos com os estudantes brasileiros. 

Isso expressa a variedade de interesses dos investigadores, que é capaz de conseguir uma metodologia centrada precisamente no interesse dos aprendizes e que não prende eles nos conteúdos predeterminados, mas que se abre a partir do interesse pelos objetivos buscados pelos docentes. A qualidade das expressões dos estudantes, sua coragem, sua capacidade de responder às perguntas e a superação dos seus temores naturais de expor em um auditório com mais de 200 pessoas sem dúvida demonstram conquistas importantes para sua personalidade, capacidade de expressão, domínio de TICs, coordenação, cooperação e comunicação com seus professores (as).

Receberam os cumprimentos do IBOPE, do IPM, da Ação Educativa e da Empresa TimeIBOPE, que enviou a seguinte nota, lida na inauguração do evento: “Estimados Participantes do V Congresso Nepso Polo Chile. Para a Time IBOPE é uma honra ser novamente partícipe, através do apoio que cada ano realizamos ao Polo Nepso no Chile, deste congresso que se pergunta pela educação que recebem nossas crianças a cada dia. Há muitos anos nossa empresa decidiu deixar clara sua preocupação em construir um país melhor, apoiando este programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”. Fazemos isso porque estamos convencidos de que através de instancias como essas, onde profissionais da educação se encontram e em conjunto conhecem e debatem a respeito das novas metodologias de aprendizagem, são capazes de gerar uma mudança significativa na vida das e dos estudantes do nosso país e do nosso continente graças ao apoio que o Grupo IBOPE entrega aos distintos polos onde se desenvolve o projeto Nepso na região. Queremos animar a discussão e felicitar o trabalho de todos os expositores que com carinho e profunda vocação se prepararam para apresentar sua visão sobre como deveria ser a pesquisa e a aprendizagem em classe. Mandamos a todos eles uma felicitação e o maior de nossos agradecimentos. Contem, como sempre, com o nosso apoio. Muito obrigado!
Cristian Buzeta R, Gerente Comercial e Atendimento ao Cliente, TimeIBOPE”.

O Professor Oscar Eschmann escreveu no Facebook do Projeto Nepso: “Um grande abraço de Millalevia, meus meninos estão muito felizes pela participação no CONGRESO, acreditam que tudo correu muito bem e eu percebo que a experiência animou muito eles, espero que esta força leve eles a serem grandes profissionais, estou feliz de contribuir junto com o Nepso a conseguir com um grãozinho de areia a superação destes pequenos que, como um grande diamante, só precisam ser polidos para brilhar em toda sua plenitude. E agora a começar de novo o próximo ano com um novo grupo e conseguir que a experiência e o processo seja sempre mais enriquecedor. Agradeço a toda a família Nepso por nos dar este espaço e ensinar nossos meninos e meninas a voar, que sempre estão dispostos a conhecer e praticar experiências novas.” Por sua vez, a professora Ivonne Fernández também escreveu: “Sim, foi um tremendo congresso! Minhas meninas querem voltar no próximo ano, amaram tudo!”. A professora Silvia Castro assinalou no site da UFRO: “esta iniciativa nos dá a oportunidade de realizar nosso projeto educativo; somos um colégio que pretende ser de sala de aula aberta, é um estabelecimento pequeno, mas que mesmo assim desenvolve diversas atividades com agentes externos e esta é uma das atividades de maior desenvolvimento dentro de muitas que realizamos e deste ponto de vista é um apoio importantíssimo para nosso trabalho e para nossas expectativas, formas de trabalho, projeções dos estudantes. Interessa-nos muito o vínculo com a universidade porque a ideia é que as pessoas vão a cada dia nas comunidades, acreditando e confiando mais nas suas capacidades para também acessar esses centros educativos”. A professora do PROENTA UFRO e responsável pedagógica pelo Projeto Nepso, Liliana Romero, colocou no facebook do projeto: “tremendo congresso que fizeram nossos estudantes, com seu trabalho de meses, com o esforço, motivação, etc... Cada um com a melhor disposição, mas, sobretudo, com muita alegria... Estamos com o coração contente... Simplesmente SE SUPERARAM!!!”                                                                                      

Os estudantes, na avaliação da Jornada, apontaram o que gostaram: “Os estudantes (os outros participantes); Algo incomum na nossa vida cotidiana, chamativo; Desenvolve aptidões, a personalidade, trabalhar o método científico; Trabalhar em grupo nos projetos, pudemos nos reunir como pessoas, interagir; unirmo-nos como cursos, como companheiros, trabalhar com outros; Bonita instancia, pois pudemos expor temas que gostávamos; Conhecer gente de outras cidades, pois somos de Santiago e pudemos conhecer gente de outras regiões e cidades e ver a perspectiva que tinham de problemas que tínhamos; Aprender tipologias de pesquisas, poder específico de investigação; Podemos escolher um tema que queremos porque tudo está tão rígido, uma pessoa se acostuma a escutar o que temos que fazer e aqui podemos fazer o que temos vontade”. Falaram o que não gostaram: “Não apresentar o projeto no auditório, apresentamos, mas eram pouquinhas pessoas; Aos que apresentaram no final, ficaram poucas pessoas, apenas dois grupos”. (Se referem ao fato de que por causa da grande quantidade de projetos, foi preciso dividi-los a tarde em dois grupos e a maioria ficou no auditório, por isso poucos escutaram os grupos que expuseram nas salas).

O Seminário, realizado no dia seguinte, foi assistido pelos professores que se capacitaram sobre o professor como co-pesquisador nos processos de aprendizagem com o Dr. Guillermo Williamson e sobre Metodologia de Pesquisa com a Mestre Carolina Godoy. Foi feita uma avaliação do Congresso e do Seminário, conversou-se sobre o ano de 2013, uma das conclusões principais é que dado o crescimento do projeto, não é suficiente um dia e deve durar dois dias, em que todos exponham a todos no auditório. É um tema a se considerar.

Este Congresso mostra um projeto consolidado no Chile e mostra a importância de sistematizar os próximos, e avaliar os avanços e o projeto no seu desenvolvimento, para o qual se impulsiona um projeto DIUFRO complementar de pesquisa.

Um elemento interessante neste processo é a participação de estudantes de pedagogia no projeto e no Congresso. Por meio do princípio formativo de desenvolver experiências de aprendizagem com trabalho voluntário, um grupo de estudantes é colaborador permanente do projeto. No Congresso, os estudantes tiveram um vínculo estreito com a realidade educacional escolar do sistema ao conhecer os resultados dos processos de investigação que os pesquisadores de educação básica, média ou do PROENTA UFRO realizaram durante o ano, puderam interagir com os alunos e professores e, com esses últimos, participaram do aperfeiçoamento sobre metodologia de pesquisa, realizado no Seminário Pedagógico. 

Que estudantes participem desses projetos de experimentação de modelos pedagógicos e didáticos na realidade educacional, com objetivos de aperfeiçoamento real da qualidade da educação, de modalidades diferentes de práticas de iniciação; as horas de participação destas atividades pode ser reconhecida formalmente na sua carga acadêmica como créditos extracurriculares, ao mesmo tempo em que permitem enriquecer sua formação junto a acadêmicos e professores em tarefas comuns e cooperativas de melhora da qualidade das aprendizagens nos estabelecimentos de ensino, enriquecendo-os como pessoas e futuros educadores. 

 
 

 

mapa do site
contato