Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
III Seminário Nepso na Argentina
autor: Marilse Araujo, coordenação geral do Nepso  - 08/11/2012

 

No dia 08 de novembro professores(as), estudantes e diretores do polo Argentina se reuniram na Universidad Nacional de Quilmes para apresentar o trabalho de pesquisas educativas de opinião, realizado pelas escolas durante o ano letivo de 2012, conforme descrição abaixo:

 

ESCOLAS SÉRIE PROJETOS PROFESSORES
Secundária Básica N° 5
Diretor: Marcelo Mosqueira 
2a B Crenças sobre a dependência das drogas Marin Griselda
Bustos Karina
Villordo Claudia
Rey Viviana

Secundária Básica N° 18 Diretor: Sergio Taylor

3a C
3a D

Bullying
Gravidez na adolescência

Alarcón Natalia

MÉDIA N°9 
Diretora: Anahì Gener

6a  e 7a Crenças das pessoas sobre a insegurança

Alarcón Natalia Ramírez Laura
Mendoza Marcela

MÉDIA N° 22
Maria Isabel Muñoz 
6a Violência familiar

Barrios Roberto
Todarello Daniel

MÉDIA N° 10
Diretor: Jorge Aranda
Vice-diretor: Daniel Todarello 



 

Os fantasmas e fenômenos paranormais

Violência de gênero

Maltrato animal
 

Marta Schmit

Russo Rosa Ramón Delgado

Perrone Alicia
Viviana Belardinelli

MÉDIA 16
Diretora: Patricia Camaròn 

6a e 3a

 

6a e 2a

5a e 3a

A dependência das drogas

 

Crenças, cultos e religião para as pessoas

 

Maltrato animal

Panigazzi Nora
Rujelman Maira
Lujan Gabriela
Maria Teresa Peres Nestor
Papaletera Eva Leiva
 

 


A terceira edição do evento atesta a perseverança dessa equipe que organiza o seminário de culminância desde 2010, quando assumiu a coordenação do polo e, neste ano com uma inovação: dado o aumento do número de escolas participantes, os trabalhos foram organizados por temas e apresentados, concomitantemente, em várias mesas.

Também destacamos duas outras atividades desenvolvidas pelo grupo em 2012: o Seminário de Qualificação que reuniu os professores, em junho, para socializarem os conteúdos temáticos que qualificam as pesquisas e um Seminário coordenado por Diana Ortiz, técnica do IBOPE, que contribuiu para o aprimoramento na elaboração dos questionários. Na avaliação de Julia Lucas, coordenadora do polo, essas experiências promoveram maior qualidade às pesquisas educativas que foram realizadas: “se vê claramente como alguns professores (e nós também!) puderam se apropriar do Nepso nas suas várias dimensões e momentos... as perguntas e questionamentos são muito mais profundos, as análises e conclusões também. Como sempre, existem coisas para seguir aprofundando, mas realmente se nota o crescimento de todos nós em relação ao Nepso...”.

Aproveitamos para publicizar o crescimento cuidadoso e seguro do polo Argentina, citado por Julia Lucas, nesses três anos:

ANO ESCOLAS DOCENTES ESTUDANTES PROJETOS
2010 3 12 170 6
2011 4 16 220 9
2012 6 22 270 11


Também queremos partilhar o clima do III Seminário, traduzido pelas palavras de agradecimento que Julia Lucas enviou aos participantes:

Estimados professoras e professores!
Escrevo somente para felicitar vocês e seus alunos pelo excelente trabalho que vêm realizando e pôde ser visto na sexta-feira. Queria dizer que pessoalmente sinto uma espécie de "benção" por poder fazer parte deste grupo de trabalho, em que se sente que cada um coloca o melhor de si para que as cosas saiam bem.

Depois de três anos de desenvolvimento do projeto, creio que podemos ver com clareza que fomos crescendo, não só pela quantidade de alunos que participam, mas também pela forma de nos apropriarmos da proposta do Nepso. Sabemos que isso é fruto de muito compromisso e presença, de vontade de pensar, de crescer em nossa profissão, de experimentar… Muitas vezes ocupando tempo além das horas de trabalho...

Quero agradecê-los por tudo isso!
Julia Lucas

Parabéns Julia, parabéns equipe da Argentina. Nos sentimos felizes e orgulhosos por termos vocês em nossa rede.

 
 

 

mapa do site
contato