Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nepso divulga resultados das pesquisas do ciclo 2012 no Rio de Janeiro
autor: Letícia Reitberger, Target Assessoria de Comunicação - 30/11/2012

 

O dia 30 de novembro foi de festa para professores e alunos de colégios de Rio Bonito. Cerca de 150 pessoas lotaram o auditório da CDL para assistirem à apresentação das nove escolas participantes do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - Nepso. Em 2010, o CEDAPS estabeleceu parceria com o Instituto Paulo Montenegro e com a Ong Ação Educativa, para que fosse possível a implementação do Polo Rio de Janeiro. Ele vem sendo aplicado no Brasil e em outros países desde 2000 e trata-se de um programa que utiliza pesquisa de opinião como instrumento pedagógico para o aprimoramento das ações nas escolas.

Na mesa de abertura estavam pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do projeto em Rio Bonito: o prefeito da cidade, José Luiz Alves Antunes; Kátia Edmundo, diretora do CEDAPS; Vera Lúcia Pereira de Souza, secretária do Bem-Estar Social; Leila Andrade, da coordenação geral do Nepso na Ação Educativa; e Nilda Stecanela – coordenadora do polo Rio Grande do Sul.

O evento começou com a apresentação dos alunos que fazem parte dos projetos do ProJovem. Primeiro, eles executaram o Hino Nacional. Depois foi a vez das meninas do ballet se apresentarem. O encerramento ficou por conta da apresentação do Coral do ProJovem. Na ocasião, os alunos tiveram uma grata surpresa: eles foram oficializados o Coral Municipal da Cidade de Rio Bonito.

Para Vera Lúcia Pereira de Souza, secretária do Bem-Estar Social de Rio Bonito, o ProJovem tem sido de grande valia na vida dos jovens da cidade porque eles deixam de estar na rua. “Nós damos condições a eles para que participem dos nossos projetos. É muito bom ver pessoas carentes amando o que passaram a fazer no ProJovem”, diz. 

Na parte da manhã, foram mostrados os resultados das pesquisas.  As apresentações foram as mais criativas possíveis. Teve número musical, apresentação em Power Point, dança e até um telejornal, o “Bichornal”.

Participaram da pesquisa as escolas e os seguintes temas:
·E.M. Cândido Soares – professora Fabiana Ronzani – Tema: Qualidade de merenda escolar;
·E.M. Cândido Soares – professora Fabrícia Ronzani – Tema: Identidade;
·E.M. Francisco Alves Mendonça – professora Flavia da Silva – Tema:Higiene corporal;
·E.M. Kingston Motta – professora Jane Cardoso – Tema: Higiene corporal;
·E.M. Serra do Sambê – professora Mônica dos Santos – Tema: Cuidado com os animais;
·E.M. Serra do Sambê – professora Sandrele de Azevedo – Tema: Saúde- UPA em nossa cidade;
·E.M. Jaudet Curi – professora Viviane Ventura – Tema: Os animais;
·Centro Municipal de Educação de Rio Bonito – professora Carla da Silva – Tema: Obesidade;
·E.M. Alberto Rangel – professor Jonatas Silva – Tema: Uso da água – Sustentabilidade.

A segunda etapa do dia contou com a palestra da professora Nilda Stecanela. Ela falou sobre a educação básica e a pesquisa. “Eu tenho sido uma defensora do uso da pesquisa em sala de aula, como ferramenta pedagógica. Essa não é uma inovação e nem foi descoberta agora, mas está sendo muito importante neste momento, quando vivemos uma crise na escola e na educação contemporânea”, disse. Há 13 anos na coordenação do polo Nepso no Rio Grande do Sul, Nilda ainda ressaltou que a escola tem que ser muito criativa no sentido de ajudar a construir os sentidos do “estar na escola”, auxiliando a construir o significado do conhecimento; “ao trabalhar com a pesquisa em sala de aula, nós oportunizamos uma transversalização das culturas juvenis com as culturas escolares. A criança e o jovem passam a pesquisar o que lhes interessa, o que lhes incomoda. Nós instigamos o jovem e o professor também acaba apurando seu olhar. Nesse processo, professor e aluno aprendem”, encerrou.

 
 

 

mapa do site
contato