Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
X Seminário Paulista Nepso reuniu mais de 300 pessoas
autor: Joice Coletti, assessoria de comunicação IBOPE - 24/11/2012

 

No último sábado, 24 de novembro, a Ação Educativa, organização não governamental que faz a coordenação da iniciativa no estado, realizou a 10ª edição do Seminário Paulista Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Pedro Leite Cordeiro.

Mais de 300 pessoas, entre alunos e docentes do ensino regular fundamental e médio de escolas públicas do estado de São Paulo, voluntários e representantes convidados do polo Colômbia participaram do evento.

O programa Nepso consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas de ensino regular, fundamental e médio e em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro – instituição sem fins lucrativos vinculada ao IBOPE – e a ONG Ação Educativa.

De acordo com os participantes, o Nepso estimula a curiosidade, a criatividade e a visão diferenciada para situações do cotidiano de cada faixa etária em idade escolar.

“Aprendemos a nos qualificar primeiro, antes de iniciar o processo de pesquisa, para desenvolver um trabalho bem feito, criar perguntas que os entrevistados entenderão e, na hora da tabulação, também sermos justos”, explica Guilherme Oliveira, aluno da 7ª série da EMEF Doutor Pedro Aleixo.

Para as crianças que estudam até a 6ª série do ensino fundamental, por exemplo, os temas mais recorrentes estão relacionados às brincadeiras, times de futebol, televisão, entre outros. Já entre os adolescentes, que cursam da 7ª série em diante, os projetos apresentados permeiam assuntos mais polêmicos e discutidos entre os jovens como sexualidade, drogas e gravidez indesejada.

Segundo a professora Regiane de Oliveira Alves, que coordenou um projeto sobre homossexualidade com alunos da 7ª série, “houve uma quebra de paradigmas. Por causa do tema escolhido, os estudantes perceberam que existem outros assuntos e sentimentos, antes desconhecidos, sobre o tema”.

“Desde quando conheci o Nepso reconheci sua importância, não só porque ele convida o jovem a aprender e estimular o conhecimento, mas também porque ele ajuda a construí-lo de acordo com os interesses dos alunos”, explica Sandra Moreno, docente convidada no Polo Nepso Colômbia.

Os seminários acontecem em todas as localidades em que o Nepso está presente, sendo oito estados brasileiros e ainda Argentina, Chile, Colômbia, México e em Portugal. O objetivo é socializar os resultados das pesquisas educativas de opinião realizadas por estudantes e docentes que participam do programa, além de promover o intercâmbio de experiência e possibilitar a formação dos participantes.

 
 

 

mapa do site
contato