Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Minha história com o Nepso
autor: Professora Eloísa Soares - 07/06/2013

O Nepso chegou na minha vida de supetão. Fui abordada no corredor da escola, às vésperas da reunião e fui no susto. Estando lá, comecei a pensar que “aquilo” seria uma chatice! Mas, enquanto as palestrantes iam falando, interagindo com o grupo de educadores, fui percebendo que talvez seria uma boa oportunidade de aprendizado.

No final do dia - eu estava exausta - as palestrantes nos confiaram uma tarefa.

“Ah, a tal pesquisa de opinião!”, pensei. E o tema era Bullying, quase chorei!

Cansada, com o raciocínio lá no pé, pensei em desistir, ainda mais quando olhei a pia cheia de louça, jantar pra fazer, filho pequeno querendo atenção... De repente, o celular toca. Era minha amiga pedindo que eu fosse até sua casa. Larguei tudo e fui.

Pensei: “Por lá mesmo faço minha entrevista”.

Entrevistei minha amiga, o marido dela, a sobrinha, a filha e, por fim, o filho mais velho, J.V. Entre risadas e brincadeiras, a coisa ficou bem séria quando fiz a pergunta: “Você já sofreu bullying?”. O jovem começou a chorar e relatar fatos horríveis que vinham acontecendo com ele há algum tempo no âmbito escolar: perseguições, ameaças, agressões físicas e psicológicas.

Conversei com os pais, mesmo a contragosto do menino que estava com medo. A mãe atribuía a mudança de comportamento de J.V. à chegada da irmãzinha, mas a situação era bem pior. O menino estava matando aula e havia desistido de estudar.

Que dia difícil! Voltei pra casa e retomei meus afazeres, mas o pensamento era um só: que amanhecesse e eu pudesse estar no curso e relatar o que havia acontecido.

Segundo dia de Nepso, minha visão e expectativa eram outras e reconheci que através daquele tempo (que não foi perdido), tive a oportunidade de ajudar alguém que convivo há tanto tempo, mas que de longe, não percebia o que acontecia. Através do "dever de casa" do Nepso, pude perceber, mais uma vez, que as aparências enganam. Hoje o Nepso faz parte da minha vida!

Eloísa Soares é professora da Escola Municipal Serra do Sambê, em Rio Bonito-RJ.

 
 

 

mapa do site
contato