Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Seminário de Qualificação polo São Paulo 2013
autor: Carolina Nascimento - 03/07/2013

No dia 08 de junho foi realizada a quinta edição do Seminário de Qualificação do Polo São Paulo, no CEU Vila Curuçá, localizado na zona leste da cidade. Este encontro tem como objetivo aprofundar essa etapa da pesquisa e promover a integração dos participantes do Nepso de diferentes escolas. Estiveram presentes no evento aproximadamente 40 professores e professoras e 300 estudantes que apresentaram cerca de 80 projetos de pesquisas educativas de opinião.

Escolas que estão desenvolvendo projetos do Nepso em 2013 levaram representantes ao seminário, que foram divididos em grupos para discutirem sobre seus projetos de pesquisa e a qualificação dos temas. Para coordenar os debates de cada grupo foram convidados(as): Ana Lucia Corral (professora da EE D. Esperança de Oliveira Saavedra), Elie Ghanem (professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), Fernanda Mandetta (professora da EE Prof. Uacury Ribeiro), Raquel Souza (Assessora da Ação Educativa), Regina Oshiro (professora da Escola Estadual Moacyr Campos), Teresa Andrade (Supervisora da Diretoria de Ensino Leste 2),Lêda Mara Almeida (professora da EE D. Esperança de Oliveira Saavedra). Além de Leila Andrade e Marilse Araujo, da coordenação do Nepso da Ação Educativa e Renato Nascimento e Thais Bernardes, coordenadora do polo.

Segundo Thais Bernardes, assessora da Ação Educativa e coordenadora do polo São Paulo, “o Seminário de Qualificação é uma oportunidade para a troca de informações e conhecimento, interação entre os estudantes e docentes, além da possibilidade de  formação de uma comunidade de aprendizagem de escolas que estão, em sua maioria, em uma mesma região da cidade de São Paulo”. Outro ponto que Thais destaca é a importância de promover essa atividade no inicio do desenvolvimento dos projetos, uma vez que proporciona a oportunidade que os(as) estudantes se conheçam e compartilhem experiências antes do término da pesquisa, que antes só ocorria no Seminário Paulista, no final do ano. “A intenção é que o debate e conversas que ocorrem no Seminário de Qualificação possam contribuir no processo da pesquisa”, explica.

 
 

 

mapa do site
contato