Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível – Parte I polo Rio Grande do Sul
autor: Equipe do polo Rio Grande do Sul - 03/07/2013

A baixa temperatura da Serra Gaúcha nesse período do ano, não inibiu os participantes da XIII edição do curso Escola e Pesquisa: um encontro possível de marcarem presença no XIII Seminário – Parte I, realizado no dia 08 de junho de 2013, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul.

O objetivo do encontro era socializar os projetos e qualificar os temas de pesquisa, além instrumentalizar para a tabulação dos dados dos projetos que vem sendo desenvolvidos pelos professores junto às suas turmas e acompanhados pelos formadores - orientadores Nepso. Num primeiro momento, os participantes foram recepcionados ao som do saxofone do músico Ismael Moraes e com as palavras da formadora Lisandra Pacheco da Silva que, em nome da Coordenadora do Polo RS, Nilda Stecanela, desejou as Boas Vindas e apresentou a programação a ser vivenciada ao longo do dia.

Em seguida, o grupo se direcionou ao Laboratório de Informática para participar de uma Oficina de Tabulação ministrada pelo formador do núcleo São Sebastião do Caí, Jerônimo Becker. A mesma durou cerca de duas horas, sendo dividida em momentos de teoria e prática, com uma abordagem muito didática.

Na sequência, foi dado início à socialização dos projetos, as cinco linhas de pesquisa - Culturas da Infância e da Juventude, Educação Ambiental, Educação: currículo, culturas e formação docente, Ética e Cidadania, Saúde e Qualidade de Vida - foram reunidas em um único espaço de socialização, o que permitiu uma maior integração entre os participantes, de modo que todos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos no Polo RS.

Neste momento, cada um socializou com o grupo o caminho percorrido, as dúvidas, as primeiras descobertas e as expectativas futuras. Foram trocas significativas entre participantes, formadores, orientadores e a equipe em geral.

Os temas que mais atraíram a intenção de pesquisa do Polo RS no ano de 2013 foram:

· Escolha do parceiro;

· Até quando teremos professores?

· Garotas nos piquetes;

· Avaliação na disciplina de artes

· Animais abandonados;

· Tarefas escolares;

· A eficiência da comunicação interna no campus universitário da UCS no

Vale do Caí;

· Saúde pública;

· Prática de esportes em São Marcos

· Outros

Nas palavras dos participantes do encontro:

“Que bom que podemos nos reunir e participar de uma Oficina de Tabulação de Dados muito proveitosa. Socializar experiências que dão certo, como feito pelo Jerônimo, é sempre muito bom para os professores.” (Greici Lorandi, professora Nepso desde 2012, núcleo São Marcos)

“Que bom que houve muita troca de experiências, de projetos e discussões enriquecedoras.” ( Fernando Menegat, professor Nepso 2013, núcleo Caxias do Sul)

"Os momentos de socialização do Nepso em Caxias do Sul – UCS- foram com certeza muito positivas, essa interação foi muito importante para esclarecer as dúvidas, essa troca com outros grupos nos proporciona situações de contato com diferentes realidades e assuntos dos mais variados e estimulantes que está sendo realizado em diversos locais, cidades pelo mundo a fora, por assim dizer, e isto mostra que a pesquisa de opinião, como a que estamos realizando é possível de ser realizada." (Rosangela Beatriz Dienstmann, professora Nepso 2013, núcleo São Sebastião do Caí)

“Mesmo participando em meio turno, percebi que o Seminário foi um sucesso! Considero o nível de participação nos debates, à tarde, muito bom! A estratégia de reunir todos os projetos para uma mesa de bate papo foi ótima e todos aproveitamos para conhecer novos projetos além daqueles definidos em cada linha de pesquisa. Percebi que a oficina de tabulação também foi muito elogiada! Pelas fotos e depoimentos, os professores ‘botaram a mão na massa’ e isto foi muito produtivo!” (Kátia Ricardo, formadora Nepso núcleo Caxias, desde 2001)

A formação do Polo RS acontece na modalidade EaD no núcleo Caxias do Sul e

semipresencial no núcleo São Sebastião do Caí, ambas mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle.

Sendo assim, os encontros presenciais – três por formação: começo, meio e final - são

sempre muito valorizados pelos participantes. O próximo encontro acontecerá no dia 24 de agosto, momento de realização da parte final do XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível – Parte II, onde os colegas Nepso, de todos os Polos nacionais e internacionais, são nossos convidados especiais!

 
 

 

mapa do site
contato