Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Parcerias entre Nepso e universidades resultam em cursos de extensão
autor: Carolina Nascimento - 22/07/2013

Cinco dos oito polos brasileiros do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), desenvolvido pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Educativa, já estabeleceram parcerias com universidades e oferecem a formação na metodologia do programa como curso de extensão universitária onde utiliza a metodologia do programa como eixo da formação.

O primeiro polo a realizar um curso de extensão foi o Rio Grande do Sul que, em 2000, lançou o curso Escola e Pesquisa: um encontro possível, por meio de uma parceria com a Universidade Caxias do Sul (UCS). Com o sucesso da iniciativa, em 2010 o mesmo curso também passou a ser ministrado em São Sebastião do Caí, no Núcleo Universitário do Vale do Caí - UCS, que se encontra agora na sua 4ª edição. O balanço do programa é positivo para Nilda Stecanela, coordenadora do polo gaucho, “temos produções científicas bem qualificadas e também já produzimos materiais didáticos com qualidade que têm inspirado professores para boas práticas na sala de aula. Mesmo quando deixam de participar do Nepso, os professores carregam consigo as experiências e competências trazidas com o programa”, conclui.

Sob o título Aprendizado com pesquisa de opinião: educação como desenvolvimento local, a extensão universitária realizada pelo polo paulista em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, já está em sua terceira edição. “A formação por meio do curso de extensão proporciona o reconhecimento do trabalho do professor. Com o certificado do curso, abre-se caminho para evolução na carreira”, explica Thais Bernardes, coordenadora do polo São Paulo. Outro ponto a ser destacado é a aproximação entre universidades e escolas públicas. “O curso aproxima os professores universitários dos professores da rede pública. Isso permite novas reflexões, que resultam em novas possibilidades na formação dos professores”, complementa.

Desde 2012 o polo pernambucano também oferece um curso de extensão na cidade de Garanhuns com a parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E a partir de maio desse ano uma nova parceria foi estabelecida com a Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde será oferecido o curso de extensão Utilização da pesquisa de opinião como recurso metodológico. “O formato do curso é de EAD (Educação à distância) e presencial, com 120 horas desenvolvidas ao longo de maio a dezembro de 2013, sendo 52 horas à distância e 68 horas presenciais. A comunicação dos professores cursistas e dos professores orientadores será via internet para acompanhamento das tarefas realizadas e para a condução de outras atividades necessárias”, explica Sandra Helena, coordenadora do curso em Recife.

 E no segundo semestre de 2013 o mais recente polo a implementar um curso de extensão será o Paraná em parceria com Universidade Federal do Paraná. 

 
 

 

mapa do site
contato