Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Portugal encerra seu ano letivo 2012/2013
autor: Equipe coordenadora polo Portugal - 30/07/2013

No dia 28 de junho foi realizada a cerimônia de encerramento do ano letivo português que culmina na entrega de prêmios aos melhores projetos de pesquisa de opinião realizados. Foram inscritos 14 projetos de pesquisa de 11 escolas de todo o país. Foram 45 professores que passaram por encontros de formação e mais de 250 alunos que participaram no desenvolvimento dos estudos e contou também com o acompanhamento de especialistas da FVP, responsável pelo polo e convidados de vários setores que colaboraram na formação e no júri.

Os projetos de pesquisa inscritos foram analisados por um júri composto por: Ana Lucia Lima (diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro), Marilse Araujo (coordenadora geral do programa Nepso e assessora de projetos da Ação Educativa), Dr. Dinis de Abreu, jornalista, presidente do Clube de Imprensa e Presidente do Júri, Dra. Rosália Silva, representante do ministério da educação, Dra. Isabel Estevão, representante do grupo Marktest e Dra. Matilde Lino Neto, reputada economista.

Os projetos em destaque foram:
Menções Honrosas – O projeto "O que mudou na vida das pessoas quando vieram morar para o Bairro Padre Cruz", da escola E.B. 2,3 Bairro Padre Cruz ganhou uma Menção Honrosa pela realidade que apresentou.
A segunda Menção Honrosa do Nepso, pela abordagem que fizeram ao tema da utilização dos celulares pelos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias e da Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso foi para o estudo "O Lado Desconhecido dos Telemóveis".

Mais original - Um grupo de Almeida, das Escolas Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias e Básica e Secundária de Vilar Formoso, abordou o potencial de colaboração entre Portugal e Espanha na fronteira, com o estudo "Um futuro assente no conhecimento do passado – Caminhos rumo ao Desenvolvimento sem Tempos nem Fronteiras".

Melhor proposta de ação - alunos da Escola Secundária da Lousã abordaram o tema dos direitos e deveres dos alunos na escola e, com os seus resultados, delinearam iniciativas práticas que poderão ajudar a debelar este problema. O nome do projeto é "Direitos e Deveres... eis a questão".

Modalidade Nepso Multi-escola - "À procura da identidade europeia – Cidadania Europeia", associando uma escola de Lagos, a Escola Secundária Júlio Dantas, com uma de Lisboa, a Escola Básica e Secundária Passos Manuel. Alunos e professores trabalharam em conjunto à distância durante todo o ano letivo.

Melhor Comunicação - "À procura da identidade europeia – Cidadania Europeia" das Escolas Secundária Júlio Dantas e Básica e Secundária Passos Manuel. O grupo levou o prêmio pela sua apresentação muito criativa e envolvente.

Melhor Trabalho - "Insucesso Escolar – Um Olhar sobre a Escola" da Escola Básica e Secundária de Pinheiro. O grupo desenvolveu um trabalho muito completo, tentando encontrar as raízes do insucesso escolar no seu meio.

Dois representantes do projeto vencedor como melhor trabalho, irão ao Brasil para participar do Seminário de Encerramento do Polo Pernambuco, nos dias 29 e 30 de novembro. Na ocasião, tais representantes terão a possibilidade de apresentar a outros alunos e professores o seu projeto de pesquisa e ainda trocar experiências não só em relação ao Nepso como também realizar um intercâmbio cultural muito rico.
 

Veja video com mais fotos do evento. Clique aqui.

 
 

 

mapa do site
contato