Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Pesquisa é apresentada em evento de formação de docentes
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 24/10/2013

No último dia 22 de outubro foi realizada a I Jornada sobre formação docente: novos cenários para a formação docente – perspectivas, desafios e experiências, na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), na Argentina. Neste evento, Analia Motos, professora de formação docente e participante da equipe de coordenação do Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião no país, apresentou, juntamente com seus alunos, um trabalho de pesquisa realizado no âmbito do programa Nepso no Instituto Superior de Formação Docente nº54 de Florêncio Varela que, segundo a professora, “sempre tem as portas abertas para propostas inovadoras”.

O projeto apresentado teve como objetivo conhecer a opinião sobre os adolescentes e a incidência dos meios de comunicação no conceito das pessoas sobre os jovens. Foram entrevistadas 169 pessoas, entre professores, professores em formação e pessoas que não estão diretamente vinculadas com a docência. Clique aqui e veja a apresentação dos resultados da pesquisa.

No final da jornada o projeto obteve o primeiro lugar numa premiação que destacava as melhores iniciativas. “Nosso principal objetivo foi apropriar os futuros docentes em experiências educativas que transcendem o formato escolar tradicional já desde os primeiros anos de formação. Cabe destacar que este é primeiro ano do curso de professorado em Biologia e estão empolgados para seguir participando do Nepso durante os anos que seguirão em sua formação”, segundo Analia.

Para Julia Lucas, coordenadora pedagógica do polo argentino, “me enche de alegria esta notícia! Sei que o trabalho foi feito com muito cuidado e compromisso, por isso me alegra este reconhecimento!”.

Segundo Ileana Arisqueta, executiva de contas de IBOPE monitor e responsável pelo acompanhamento do Nepso por parte da empresa, “é um orgulho compartilhar este projeto com pessoas tão capazes, comprometidas, formadoras de docentes, e alunos. Já sabíamos, mas novamente confirmamos que estamos no caminho certo, e que o trabalho, o esforço e a dedicação tiveram seu reconhecimento. É um trabalho sem outro interesse que não seja revisar as práticas docentes para fazer da escola um lugar “pleno” para trabalhar, estudar e desenvolver-se”.
 

Apresentação da projeto de pesquisa
download
 
 

 

mapa do site
contato