Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
VI Congresso Nacional do Polo Chile
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 22/11/2013

O VI Congresso Nacional do Polo Nepso Chile, reuniu representantes de estabelecimentos de educação básica, média e de adultos, além do PROENTA UFRO das Regiões Metropolitana, Bío-Bío e Araucanía.

Na Sala Multiuso do Ginásio Olímpico Regional, se reuniram mais de 150 estudantes participantes do Programa Nepso, com mais de 20 professores, a fim de compartilhar as pesquisas realizadas no marco do Programa durante o ano.

Guillermo Williamson, diretor do Nepso no Chile, explica a forma de funcionamento desta iniciativa, que já é realizada há mais de 6 anos no país: “os estudantes definem um tema de interesse significativo para eles, sobre o qual fazem um projeto de pesquisa com um instrumento particular, que é a consulta de opinião. Esta pesquisa que geralmente tem a ver com temas que estão no ambiente escolar, é desenvolvida e apresentada neste congresso anual com o mesmo formato de qualquer congresso acadêmico”.

No que diz respeito à forma que estas pesquisas se vinculam às áreas de aprendizagem curriculares que devem ser trabalhadas nos distintos ciclos, Williamson comenta: “Há grupos que estudam temas como o bullying, os créditos universitários, a clonagem, entre outros, e com cada temática têm a possibilidade de conhecer profundamente a informação referente ao tema, mas também aprendem a pesquisar metodologicamente e em seguida aproximam estes conhecimentos novos às matérias do currículo, além do valor agregado que implica participar apresentando seu trabalho em um Congresso e receber o retorno dos estudantes de outros estabelecimentos de ensino”.

Os temas expostos este ano foram:

1. Liceu Miguel Angel Cerda Leiva (Mulchen, Região Bío Bío): “O domínio dos cartões de crédito... Estamos endividados?”.
2. Colégio Kennedy School (Chiguayante, Região Bío Bío): "Discriminação por amar"
3. Colégio Santa Família (Santiago, Região Metropolitana): "Abuso sexual"
4. Complexo Educacional La Granja (Vilcún, Região La Araucanía): "Basta de Bullying"
5. Complexo Educacional Makewe (Freire, Região La Araucanía): "Indagando sobre a lei Monsanto em Mahuidache"
6. Escola Millalevia (Ercilla, Região La Araucanía): "O Trabalho nas comunidades de Chequenco e Pidima”.
7. Colégio Santa Isabel de Hungria (Santiago, Região Metropolitana): "Discriminação Sexual"
8. Liceu Américo Vespúcio (Temuco, Região La Araucanía): "Restrição de Lenha em Temuco"
9. Colégio Kennedy School (Chiguayante, Região Bío Bío): "Projeto Revolução: A consciência a partir da educação”.
10. Liceu Ciências e Humanidades (Pitrufquén, Região La Araucanía): "Aceitação da diversidade sexual, representações sociais adolescentes"
11. Colégio José Giordano (Imperial, Região La Araucanía): "A Clonagem"
12. Centro de Educação de Adultos Leftrarv (Imperial, Região La Araucanía): "Opinião dos adultos de Nueva Imperial sobre a homossexualidade"
13. PROENTA (UFRO, Região La Araucanía): "Preconceitos contra homossexuais e anarquistas".

A atividade, que foi coordenada pelo estudante do 5° ano de Pedagogia, Francisco Espinoza, contou com apresentações de estudantes da educação básica, média e de adultos, além de representantes do PROENTA-UFRO e deu lugar a um Seminário Pedagógico, do qual participaram professores, acadêmicos e um convidado externo, para analisar as implicações do projeto com base no que foi visto durante o Congresso.
 

Seminário Pedagógico
Todos os anos, junto com o Congresso é organizado um Seminário Pedagógico onde se estabelece um espaço de aperfeiçoamento dos docentes do programa junto aos estudantes de pedagogia. Paralelamente, os estudantes dos estabelecimentos de ensino realizam um passeio pela cidade de Temuco, em um tour cultural guiado por estudantes de pedagogia em história. Este ano, visitaram o Museu do Regimento Tucapel, a Praça de Armas, o centro da cidade com seu mercado, o estádio municipal e seu entorno; além disso, percorreram o campus da universidade.

Este seminário foi realizado na sexta-feira, dia 8 de novembro: “Cada ano, associamos ao Congresso um seminário pedagógico, no qual discutimos internamente os conteúdos teóricos que ajudam a melhorar o Programa e para isso, convidamos diferentes especialistas que nos acompanham fazendo uma reflexão sobre o que foi visto. Este ano, por exemplo, tratamos das novas bases curriculares da educação básica e média com o olhar de Iván Pedraza, especialista em currículo” explica Williamson.

O Nepso funciona há 6 anos no Chile e conta com 5 eixos de funcionamento: Reforma Educacional de crianças e jovens e Reforma da Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem a partir da inovação pedagógica; Participação social; Territorialidade, Regionalização e Descentralização; Responsabilidade Social e; Contribuir para políticas ou programas públicos, do estado ou sociedade civil, a partir do conhecimento produzido e sistematizado.
 

 
 

 

mapa do site
contato