No último dia 13 de novembro foi realizado o IV Seminário do Polo Argentina, que contou com a participação cerca de 200 alunos e 20 professores de 7 instituições de educação pública (EES n°10, EES n°16, EES n°22, EES n° 9 ESB 18, ESB 5 e ISFD n° 54).
Na abertura, houve um painel com Ricardo Baquero (coordenador do polo), Nancy Spósito (diretora regional), Ileana Arquista (IBOPE Argentina) e Julia Lucas (coordenadora pedagógica do polo) e logo após foi realizada uma dinâmica de grupo.
Depois desta atividade, foram iniciadas as apresentações das escolas com temas bastante interessantes e que foram tratados de maneira muito comprometida. Foi possível observar ótimas conclusões, reflexões e questionamentos tanto a certos discursos do senso comum como aos materiais que foram encontrando no decorrer no processo. Tudo isso constata que nas escolas públicas também é possível produzir conhecimento de qualidade, segundo Analia Motos da equipe coordenadora do polo.
Os temas apresentados foram:
- Facebook: Vínculos Reais ou Virtuais?
- A Relação entre Jovens e Adultos
- Gravidez na Adolescência e Escola
- Transtornos Alimentares
- As Percepções dos Adultos sobre os Adolescentes e o Impacto dos Meios de Comunicação
- Maltratos aos Animais
- Por que nos inundamos?
- Por que os pobres são cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos?
- Discriminação e Tráfico de Pessoas
Neste ano, a coordenação do polo faz um destaque especial ao crescimento do Nepso no país não só em termos quantitativos como qualitativos e também da profundidade dos trabalhos realizados que, segundo a equipe, são frutos dos constantes debates, ideias e reflexões, que proporcionaram um evidente impacto nos trabalhos que os alunos apresentaram.
Nesse contexto, o envolvimento de cada equipe docente foi fundamental. O trabalho de anos, a cooperação, o questionamento sobre a própria pratica está dando seus frutos.
Parabéns a toda a equipe coordenadora do polo argentino, docentes, alunos e parceiros que fazem do Nepso uma realidade!