Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
XI Seminário Paulista
autor: Thais Bernardes - coordenadora Polo São Paulo - 02/12/2013

No dia 09 de novembro foi realizado, na EE Prof. Moacyr Campos, o XI Seminário Paulista do Nepso. O evento tinha como objetivos a apresentação dos projetos de pesquisas realizados durante o ano de 2013 por professoras(es) e estudantes, o compartilhar das aprendizagens realizadas e a comemoração do encerramento dos trabalhos do ano.

A escola nos recepcionou muito bem, com carinho e atenção, e ainda tivemos o amplo apoio de alunos e alunas do ensino médio para organizar o espaço e orientar todos que chegavam. Pudemos contar com a participação de Teresa Andrade, supervisora de ensino da Diretoria de Ensino Leste 2, que acompanhou todo o evento.

A abertura foi feita pelo grupo de dança do ventre do Espaço Salihan de Dança e Cultura (www.salihan.com.br), coordenado pela professora Andrelissa Ruiz, que dançou, contou histórias e colocou todos os presentes para “mexerem as cadeiras”. Foi uma abertura deliciosa para um dia que prometia muitas descobertas.

O evento foi dividido em dois momentos: no período da manhã os grupos de pesquisa foram distribuídos em salas de aula, com cerca de 5 projetos, onde cada um pode contar para os demais como foi o trabalho desenvolvido durante o ano, quais as principais aprendizagens, dificuldades e os resultados de sua pesquisa. Esse formato permite que haja um debate mais profundo sobre cada um dos trabalhos.

No período da tarde, foram montados estandes com os projetos de pesquisa, para que todas as pessoas pudessem conhecer os trabalhos realizados. Nesse momento há grande interação entre as crianças, jovens e adultos presentes, em clima de alegria e confraternização.

No Seminário foram apresentados 62 projetos de pesquisa, realizados por 1 Ong e 28 escolas, estadual e municipais, dos municípios de Biritiba Mirim, Campinas, Mauá e São Paulo. Foram reunidos cerca de 300 estudantes e 40 docentes que fizeram trabalhos muito ricos durante o ano de 2013.

Esteve presente também no evento o educador popular e pesquisador chileno Edgardo Alvarez, do PIIE – Programa Interdiciplinario de Investigaciones em Educación, que pode acompanhar os trabalhos do dia e se impressionar com o que chamou de “aventura de aprender coletivamente”. Disse ainda que “mesmo com temas tão diferentes, o objetivo de todos era o mesmo: explorar diversos temas que os permitam construir conhecimento de forma coletiva e divertida”. Ainda afirma que foi muito bom ver estudantes, crianças e adolescentes de escolas públicas “orgulhosos de ter conseguido apresentar seus produtos, compartilhando perguntas, gráficos e metodologias que os permitiram mostrar suas conclusões”. E aponta como desafio “visibilizar e sistematizar para gerar conhecimentos que permita escolas, docentes e estudantes desenvolverem práticas educativas inovadoras, cujo centro seja a formação de sujeitos críticos e livres”.

O encerramento do Seminário foi realizado com chave de ouro com a apresentação do grupo de danças brasileiras Brasilidança, do Instituto Alana (www.alana.org.br), que fizeram linda apresentação de coco, maracatu, samba e dança africana, mostrando a diversidade e beleza cultural brasileira.
 

 
 

 

mapa do site
contato