Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Pesquisa de Opinião ganha prêmio na 1º Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
autor: Equipe coordenadora polo Minas Gerais - 09/12/2013

Entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 aconteceu no Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais a 1ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT). A Feira envolveu trabalhos desenvolvidos por alunos da Educação Básica e Técnica, sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento.

Dois trabalhos envolvendo pesquisas de opinião na metodologia Nepso foram apresentados por alunos e alunas do CP-UFMG. Estudantes do 8º ano, orientados pela professora Ana Rafaela Correa Ferreira, apresentaram o trabalho Copa do Mundo em Belo Horizonte que desencadeou o desenvolvimento de duas pesquisas de opinião que versavam sobre “Futebol e Profissionalização” e “Investimentos para a realização da Copa do Mundo em BH”.

O trabalho "Saúde, Esportes e Qualidade de Vida: Qual é a sua opinião?", que envolveu cerca de 120 alunos de 4º, 5º e 6º anos do CP, no desenvolvimento de quatro pesquisas de opinião, e foi orientado pela professora Juliana Batista Faria, recebeu a premiação do 3º lugar na categoria Ensino Fundamental. Embora não envolvesse inventos, maquetes, luzes ou motores, como frequentemente acontecem em feiras dessa natureza, o trabalho destacou-se pelo domínio que os estudantes demonstraram ter sobre o processo da pesquisa de opinião e pela apresentação interativa que fizeram com os participantes da Feira, os quais eram entrevistados e logo em seguida tomavam conhecimento dos resultados das pesquisas previamente realizadas. Também foi apontada a relevância dos temas tratados, dado o contexto do Ano Internacional de Cooperação pela Água: “Dengue”, “Esportes Aquáticos”, “Hábitos Domésticos de Uso da Água” e “Enchentes”.
 

 
 

 

mapa do site
contato