Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
A descoberta do registro
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro e Alex Gabriel do Nascimento - 14/02/2014

A cultura do registro, síntese e reflexão dos projetos realizados pelos professores e alunos que participam do programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião – Nepso de foi um passo muito importante e bastante trabalhado ao longo de 2013. Por essa razão, as apresentações e conversas sobre as experiências dessa prática estiveram presentes nos encontros do Nepso.

Um desses encontros foi o VIII Seminário Estadual do Polo Pernambuco, onde Leila Andrade, coordenadora geral do programa, reafirmou sobre a importância do registro e repetiu uma frase utilizada durante as formações, “o que não está escrito não existe”. Essa declaração deixou o estudante Alex Gabriel do Nascimento inquieto, “ahh é! o que não está escrito não existe, então vou registrar tudo!, ele me disse”, conta Leila que ficou muito feliz com a reação de incomodo do aluno, mas que resultou no registro que pode ser lido abaixo:

Escola Municipal Alfredo Gomes Araújo
Aluno: Alex Gabriel do Nascimento
Professor (a) Sueli Jorge

Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso

“Eu gostei porque conheci mais amigos, aprendi muitas coisas e fui passear. Vimos apresentação e um lugar lindo, cheio de crianças e felicidade. Paramos no Rei da Coxinha, tiramos fotos com o Papai Noel. Conheci o professor Rubem, meu amigo Lucas, Luis Felipe, Luana e até pessoas de Portugal. No dia 29/11/2013 eu fui para pizzaria, fomos ao festival de Motos, tiramos muitas fotos no ponto turístico na praça do relógio de Garanhuns e no dia 30 foi minha apresentação eu fiquei nervoso mais venci esse nervosismo. Falei sobre o meu Quilombo, sobre os caçadores, os animais que são ameaçados de extinção e falei sobre a viagem que nós ganhamos para a reserva ecológica Charles Darwin em Garanhuns. As pessoas me valorizaram me deram força e agora eu quero falar sobre o Nepso que foi uma chance de aprendizagem porque eu aprendi muitas coisas com os professores, coordenadores, os portugueses.”

 
 

 

mapa do site
contato