Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Novos desafios, novas aprendizagens
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 26/02/2014

Há 14 anos no programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso, o polo Rio Grande do Sul está em um momento de expansão: além da 14ª edição do curso de extensão “Escola e Pesquisa: um encontro possível”, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul - UCS, que acontecerá de março a setembro - confira programação completa - no campus Caxias do Sul, serão realizadas mais três formações. Uma delas em São Sebastião do Caí, onde acontece a 5ª edição da extensão universitária no campus do Vale do Caí/UCS.

Porém, as novidades do polo gaúcho para esse ano de 2014 são as edições especiais dos cursos: uma delas está em andamento desde 2013 na Escola Estadual Maranhão, no município de São Marcos, na Serra Gaúcha. Lisandra Pacheco, da equipe de formação do polo, explica como surgiu essa nova parceria: “Foi um desejo da escola fazer a formação e nos procurou. Montamos uma ‘Edição Especial’, pois atendemos aos professores em outro tempo e com outra carga horária: 40 horas”.   

Agora, o próximo desafio será a realização do curso de março a maio, com carga horária de 40 horas, para os professores do ensino fundamental II da  Escola Estadual Neusa Mari Pacheco. A proposta foi apresentada e aprovada no dia 20 de fevereiro e também será em formato de extensão, na Universidade de Caxias do Sul - a “edição especial” será viabilizada pelo campus de Canela. Todas as formações serão realizadas em formato semipresencial.

Quanto a essa nova fase do Nepso no Rio Grande do Sul, Nilda Stecanela, coordenadora do polo, afirma: “Potencializamos as tecnologias e materiais que construímos no Polo para multiplicar as ideias e as ações. O Ambiente Virtual de Aprendizagens (AVA) do Moodle tem sido uma mediação importante que acolhe novas propostas. Além disso, continuamos primando pelo registro em suportes reconhecidos academicamente, sobre o uso da pesquisa em sala de aula. No 14º ano do polo RS continuamos aprendendo". 

 
 

 

mapa do site
contato