No último sábado, dia 22 de março, teve inicio a quarta edição do curso extensão universitária Aprendizado com pesquisa de opinião: Educação como desenvolvimento local, uma parceria entre a Ação educativa, Instituto Paulo Montenegro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e USP Leste (EACH), que visa incentivar processos de aprendizagem mais significativos para docentes e estudantes a partir do uso da pesquisa de opinião.
O tema desse primeiro encontro foi O que significa dizer que a educação é um direito humano?, que, com a presença do Prof. Dr. Elie Ghanem, rendeu um rico debate entre os presentes. Além disso, foi apresentada a proposta do curso que tem o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião como fio condutor.
Cerca de 60 professores e professoras participarão de encontros periódicos, para discutir diferentes temáticas (
veja a programação) e as etapas da pesquisa. Ao todo são 45 instituições educativas envolvidas com o Nepso no Polo SP, nas modalidades de ensino fundamental I e II, médio e educação de jovens e adultos, de diferentes cidades: São Paulo, Máuá, Carapicuiba, Atibaia, Jandira, Embu das Artes, Guarulhos, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba.
Para Thais Bernardes, coordenadora do polo São Paulo, "o curso de extensão abre possibilidades de aproximação da escola pública com a universidade e vice-e-versa. Além de ser possível reconhecer o trabalho desenvolvido pelos docentes e promover discussões relevantes para sua prática e cotidiano”, explica.
Acompanhe aqui pelo site tudo que acontece no curso, veja em anexo apresentação da primeira aula.