Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
As experiências de “fora”
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 01/04/2014
Há mais de 10 anos, o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião vem sendo realizado em Minas Gerais, sob a coordenação da professora Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca – Ção – e a sólida parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, além viabilizar a existência do polo, também abre as portas da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, para a realização do Seminário mineiro do Nepso.
 
Durante esse encontro anual, alunos e professores de escolas públicas que desenvolveram pesquisas educativas de opinião ao longo do ano ocupam o Auditório Neidson Rodrigues para compartilhar suas experiências, aprendizagens e descobertas vividas durante a realização dos projetos, e também exibem banners com resumos das pesquisas no saguão de entrada do prédio da Faculdade de Educação da UFMG. “A exposição de pôsteres causa um impacto e desperta a curiosidade de toda a comunidade da FaE”, conta Maria da Conceição, que explica o cuidado que a equipe do Nepso tem tido de, todos os anos, enviar uma mensagem aos professores da Faculdade contando do que trata o evento e disponibilizando sua programação. A coordenadora diz, ainda, que vai pessoalmente a cada uma das turmas do curso de pedagogia para fazer o convite aos estudantes para participarem como monitores ou como ouvintes no seminário. “Explico um pouco o que é o programa e o que acontece nesses encontros do Nepso. Isso parece que gera uma conversa e fomenta uma certa disposição para a participação”, completa Conceição.
 
Carmem Lúcia Eiterer, professora associada da FaE/UFMG, ressalta ainda a importância de uma ação como essa promovida pelo polo mineiro  do Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, na perspectiva da formação universitária. “Esse contato com a realidade escolar torna-se importante para os alunos da graduação, uma vez que eles carecem dessa vivência. Eles [os licenciandos] demandam muito isso, essa ponte, entre a universidade e a escola, no sentido de aproximá-los da escola. Porque o aluno [de licenciatura] que está em formação, ele tem a escola muito longe”, justifica.
 
Essa aproximação dos universitários do curso de pedagogia e das demais licenciaturas com o Nepso traz outros ganhos também, se olhada pela perspectiva do programa como coloca Maria da Conceição, “a participação de estudantes que se preparam para tornarem-se professores, em todas essas atividades do Seminário, tem nos ajudado a compreender e discutir as possibilidades do programa Nepso na formação docente, mas também sensibilizando futuros docentes para engajarem-se em propostas dessa natureza, despertando seu interesse pelas atividades de formação, pelo acompanhamento de experiências e pela realização de pesquisas com os alunos das escolas em que estagiam ou nas quais já atuam”, ressalta a coordenadora do polo.
 
Esse intercâmbio que ocorre no Seminário do polo Minas Gerais também tem um impacto positivo nos alunos das graduações de pedagogia e outras licenciaturas, como pode ser visto pelos depoimentos abaixo:
 
“Fiquei sabendo do Seminário Nepso através do site da UFMG e resolvi participar para ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Nepso e sua equipe na UFMG. O Seminário mostrou como é feito o uso pedagógico da pesquisa de opinião nas escolas. Pude ver como as crianças se empenharam em fazer o trabalho e como foram levantados temas importantes e relevantes para o crescimento dos alunos”, Marjorie Leão Rago, aluna do quarto período de Pedagogia da FaE/UFMG.
 
“A experiência de estar próximo aos alunos do ensino público e aos professores nos aproxima da realidade que iremos encontrar no nosso provável campo de atuação. As experiências vividas pelos sujeitos em relação à pesquisa realizada também nos aproxima desse contexto. E, a partir das observações feitas e das conversas com os professores, podemos dialogar dentro da nossa própria sala de aula”, Laís da Silva Reis, aluna do quarto período de Pedagogia da FaE/UFMG. 
 
“Essa troca de experiências irá nos ajudar a continuar acreditando que um futuro como professor é possível. Que uma escola melhor, um ensino melhor é possível, porque pessoas com essas preocupações, e que se dedicam para isso acontecer, não estão extintas; elas estão mais próximas do que pensamos. Parabéns a estes profissionais!”, Mauro Alessandro Rodrigues de Jesus, estudante de Licenciatura em Física do ICEx/UFMG.
 
“Nós, como alunos de licenciatura, não raramente ouvimos questionamentos quanto a nossa escolha. A descrença da sociedade pela educação é grande e, de alguma forma, isso nos permeia. A participação nesse encontro foi uma experiência importante nesse momento da minha formação: perceber que o universo que acredita na educação não é tão pequeno quanto nos parece foi uma reabastecida de energias para a longa caminhada da licenciatura”, Maria Izabel Semim de Abrantes, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICB/UFMG.
 
 

 

mapa do site
contato