Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Práticas de educadoras: um exercício de reflexão
autor: Comunicação Ação Educativa - 27/05/2014
Na próxima segunda-feira (02/06), a Ação Educativa recebe o debate “Práticas de Educadoras: um exercício de reflexão”, marcando o lançamento de duas publicações que reúnem experiências de docentes que integram os polos do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso). Para quem não puder estra presente poderá acompanhar ao vivo o evento através do site www.acaoeducativa.org/aovivo
 
As publicações “Práticas de educadoras” e “Olhar a prática: um exercício de reflexão” nascem de uma experiência vivenciada pela equipe Nepso e por professoras de São Paulo, em 2012, que participaram de um processo de formação teórico-prática em sistematização de experiências educativas. Os objetivos eram criar uma cultura de registro e reflexão sobre a prática da sala de aula, disseminar a experiência do Nepso na perspectiva dos/as professores/as e construir uma metodologia própria de sistematizar. Além disso, construíram aprendizagens que podem ser úteis para outros educadores e educadoras com atuação similar. 
 
A síntese dos trabalhos realizados nas “Oficinas de sistematização de práticas educativas”, conduzidas por Cristina Meirelles, da Casa7 Memórias e Aprendizagens em 2012, foi originalmente socializada em 2013, no site do Nepso. No entanto, as duas publicações lançadas agora inauguram a série “Sistematização de experiências em escolas”, agregando práticas de quatro professoras engajadas na realização de projetos de pesquisa educativa de opinião em escolas públicas de São Paulo. 
 
O processo de construção das sistematizações e, consequentemente, das publicações, foi de intenso trabalho, em que a equipe Nepso e as educadoras estiveram em constante diálogo, através de leituras, devolutivas e construção dos textos. Foram decididos coletivamente quais conteúdos seriam os focos do registro: os procedimentos,  os desafios e as aprendizagens das professoras e dos alunos em cada etapa do projeto.
 
Para a equipe Nepso, a sistematização tem se mostrado um importante dispositivo de formação, por pressupor a reflexão contínua sobre a prática em um cenário escolar no qual raramente está presente a valorização da memória e das aprendizagens que decorrem da prática cotidiana. Nesse sentido, a experiência alerta para o fato de que é preciso tratar a sistematização como parte integrante do programa escolar, inserida no planejamento e na rotina.
 
“Esperamos que este primeiro trabalho inspire outros educadores a se engajarem em processos permanentes de socialização das aprendizagens que derivam do fazer cotidiano e torne evidente que, embora partindo de objetivos e metodologias comuns, as práticas são diversas a depender de cada contexto e professor”, apresenta a equipe Nepso na publicação.
 
As professoras que participaram do processo salientam a importância da apropriação de seu trabalho, fugindo de uma escrita burocrática realizada na escola, que muitas vezes não reflete as experiências.
 
A atividade desta segunda-feira contará com uma intervenção cênica do ator Costa Senna, seguida por uma mesa de discussão com as educadoras autoras das publicações. Também estará presente Irineu Tamaio, professor da Universidade de Brasília (UnB).
 
As publicações estarão disponíveis a partir do dia 02 de junho aqui no site do Nepso 
 
 

 

mapa do site
contato