Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Chile inicia atividades do Nepso
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 26/05/2014

Há nove anos participando do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião o polo Chile iniciou no mês de março as atividades com a equipe coordenadora, 18 professores e 8 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de La Frontera (UFRO) que vão desenvolver projetos de pesquisas educativas de opinião em 2014.

Os encontros mensais, as chamadas reuniões de comunidade auto-gestionada Nepso, tem como principais objetivos o aperfeiçoamento do trabalho dos professores e estudantes, a revisão do processo de avanços dos projetos de pesquisa, a troca de experiências, resolução de problemas metodológicos, além de conversas sobre temáticas de interesses educacionais ou pedagógicos, planejamento das atividades e conhecimento dos resultados dos projetos. Segundo Guillermo Williamson, coordenador do polo, esses encontros são; “provavelmente uma das atividades mais sistemáticas, produtivas e enriquecedoras da formação docente de professores e estudantes; é uma questão inédita e quase única, o fato de que professores, acadêmicos e estudantes de pedagogia se reúnam, mensalmente, a falar de pedagogia durante quase nove anos: é uma experiência privilegiada de formação profissional e pessoal”.

Além dos projetos que serão realizados pelos professores que participam dos encontros mensais, o polo também mantém uma parceria sólida com o Programa de Estudantes com Talentos Acadêmicos (Proenta UFRO), trata-se de um curso, com estudantes de últimos anos de ensino básico e os primeiros do ensino médio da educação pública, com duração de um ano, onde esses jovens aprendem a pesquisar pesquisando segundo os seus interesses próprios. A realização do Nepso no Proenta em 2014 tem um significado ainda maior. “Solange Ferreira que foi aluna do Nepso no ensino médio no Liceu de Ciências e Humanidades de Pitrufquen, foi cinco anos ajudante do projeto durante sua formação acadêmica e agora, já titulada, é professora no curso Nepso do Proenta UFRO”, conta animado Guillermo.

Essas primeiras atividades e parcerias trazem força total para o inicio dos trabalhos no polo Chile que já começa a caminhar com seus projetos de pesquisas educativas de opinião, uma vez que os professores já escolheram, junto com seus alunos, os temas que serão investigados este ano.

 
 

 

mapa do site
contato