Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
O que o Nepso tem?
autor: Henrique Ramos de Oliveira  - 25/05/2014

Meu nome é Henrique Ramos de Oliveira tenho 17 anos e estudo na Escola Professora Leonor Rendesi no terceiro ano do ensino médio. Conheci o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso, em 2007 quando estava no 6º ano do ensino fundamental (antiga 5º série) através da professora Valéria Campos, que lecionava a matéria de história. Nesse ano eu só fiz algumas participações no projeto, como por exemplo, ajudar na divulgação do projeto, pesquisa e montagem do material que seria apresentado nos seminários. Depois deste primeiro contato não quis mais larga o Nepso, comecei a passar a tardes na escola para preparar a pesquisas e participar das reuniões.

No ano seguinte, entrei de vez no projeto, eu era uma pessoa muito tímida e não conseguia falar em publico. Meu envolvimento com o Nepso foi tão bacana que passei a ser apoio da professora Valeria, me tornando o “braço direito” dela no projeto. Nos encontros do Nepso tive oportunidades de debater o que tinha pesquisado e estudado, consegui colocar minhas ideias e aumentar meu conhecimento.

Os anos se passaram e eu não deixei o projeto, aprendi mais temas, ia a todos os seminários, gostava de pergunta, perdi a vergonha que tinha e me tornei um cara de pau, mas uma cara de pau do bem onde só queria a cada dia que passasse adquirir mais conhecimentos. No ano de 2011 nossa professora não tinha mais como dar as reuniões e nem ficar responsável pelas nossas idas até as reuniões da Multipaís, dai em diante era eu quem dava as reuniões de acordo com o que ela me falava, com alguns dias de antecedência. E muitas coisas foram acontecendo, tinha muitas brigas, mas conseguíamos nos entender de uma maneira que não prejudicasse o desenvolvimento do projeto. 

Infelizmente no ano de 2013 não conseguimos mais participar do Nepso, pois todos começaram a trabalha, a estudar mais do que já estudavam, e as responsabilidades foram aparecendo. Sei que posso dizer uma coisa, nesses seis anos de projeto aprendi que tenho opiniões e que posso defendê-las, que existem vários assuntos que pensamos que conhecemos, mas que quando estudamos mais conseguimos vê que não é bem assim. Esse tempo que participei do Nepso acredito que me tornei uma pessoa melhor, agreguei mais conhecimentos e me sinto mais capaz de defender meus pontos de vista. Só tenho à agradece ao Renato Nascimento, Thais Bernardes, Regina Oshiro, Leila Andrade e muitos que me ajudaram a fica firme. E principalmente a professora Valeria Campos, que para mim se tornou uma outra mãe, uma mulher que quando era preciso me dava carinhos e broncas e sei que se precisar dela ainda hoje ela estará a disposição.

 
 

 

mapa do site
contato