Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
O Nepso e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
autor: Maria da Conceição Fonseca e Aliene Villaça - 15/09/2014
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma ação do governo federal em parceria com o Distrito Federal, os estados e os municípios brasileiros, que visa garantir que, ao final do 3º ano do ensino fundamental, todas as crianças estejam alfabetizadas. Para tal, é desenvolvida uma ação de formação continuada com as professoras dos primeiros anos da Educação Básica de todas as escolas públicas do país. No ano de 2013, essa ação focalizava as habilidades de leitura e escrita. Neste ano de 2014, o foco do PNAIC é a Educação Matemática. 
 
Por ser um programa de âmbito nacional, essa ação de formação é desenvolvida em rede. Uma universidade fica responsável por ministrar e coordenar um curso modular para um grupo de professores e professoras multiplicadores de uma certa região de seu estado, no qual se discutem as possibilidades pedagógicas do material de orientação, desenvolvido especialmente para esse Programa. Esses professores, por sua vez, compartilham as discussões de cada módulo com os docentes de seu município. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições responsáveis pelo curso em seu estado, atendendo a cento e três municípios mineiros.
 
As formações têm como base os cadernos de formação que são fornecidos pelo Ministério da Educação. Esses cadernos são divididos em oito temas relativos à Educação Matemática. O caderno de número 7 aborda o tema da Educação Estatística e um dos assuntos trabalhados é o Tratamento da Informação e a produção de dados estatísticos. 
Isso não é surpreendente! Já que o esforço é pela alfabetização na perspectiva do letramento, não se pode desconsiderar o fato de que muitos textos que circulam em nossa sociedade e aos quais as crianças têm acesso bem precocemente mobilizam informações e argumentos estatísticos. Para compreender esses textos e suas intenções, é preciso compreender como essas informações são produzidas, o que elas dizem sobre o fenômeno focalizado e também o que elas não podem dizer!
 
E é aqui que entra o Nepso, como uma ferramenta pedagógica que permite a estudantes da Educação Básica vivenciarem a produção de dados estatísticos que “fazem sentido” para a moçada – incluindo a criançada – porque foram produzidos a partir de suas indagações e por seu esforço de investigação.
 
Como algumas das formadoras do Nepso no polo Minas Gerais também estão atuando como formadoras do PNAIC de Matemática, elas apresentaram para a coordenação dos cursos a proposta do Nepso como uma alternativa para trabalhar o Caderno 7 do PNAIC de Alfabetização Matemática. Assim, o curso promovido pela UFMG pôde não só utilizar vários dos materiais produzidos para as formações do Polo, mas também se valer do repertório de exemplos e episódios das pesquisas realizadas ao longo desses 12 anos de Nepso em Minas – o que dá concretude e graça à reflexão, e oferece idéias práticas para o trabalho de sala de aula.
 
No dia 27 de agosto, a proposta do Nepso foi apresentada a um grupo de aproximadamente 350 professores, que participam da “formação de formadores” do PNAIC na FaE/UFMG. Esses docentes, divididos em 12 grupos, foram convidados a realizar uma pequena pesquisa de opinião a fim de vivenciar um pouco do trabalho com essa metodologia. Depois dessa apresentação, a equipe do Polo MG já foi convidada por dois Municípios para apresentar, para o grupo de professores alfabetizadores locais, a proposta do Nepso e discutir as possibilidades pedagógicas da pesquisa de opinião no trabalho de alfabetização na perspectiva do letramento. 
 
 

 

mapa do site
contato