Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Breves comentários sobre o trabalho do Nepso - Polo Colômbia
autor: Catalina Turbay, Angie Andrea Arango e Tania Correa Bohórquez - 26/09/2014

Este ano, o polo Colômbia, conta com a participação de um grupo de professoras e professores que têm utilizado a metodologia da pesquisa de opinião no desenvolvimento de sua experiência pedagógica com crianças e jovens de suas comunidades educativas.

Neste momento, o grupo do polo é formado por 33 docentes que pertencem aos municípios de El Rosal, Madrid, Subachoque e Sopó, no estado [departamento] de Cundinamarca.  Alguns dos professores Nepso nos acompanham há vários anos, enquanto outros se aventuram pela primeira vez neste processo de aprendizagem e diálogo constante.

Neste ano, o núcleo Sopó assumiu pela primeira vez a tarefa de desenvolver projetos com os estudantes e os temas de seu interesse, levando à prática os conteúdos apropriados no curso metodológico de três meses realizado no ano passado. No núcleo Sabana de Occidente, como já é tradição, foi realizada uma oficina de formação inicial no começo de 2014 para novos professores. Desde então, temos nos reunido nos dois polos, além de realizar os diferentes encontros com cada docente e seu grupo de estudantes em oficinas de reforço para fortalecer elementos da estrutura e do desenvolvimento dos projetos, público, amostragem e elaboração de questionários; mesmo assim, temos realizado reuniões de socialização, acompanhamento e intercambio nos dois grupos.

Nas visitas de acompanhamento, é evidente a motivação das crianças e adolescentes no processo de pesquisa e as distintas estratégias que os professores e professoras construíram para integrar o Nepso na dinâmica escolar e diversificar as atividades. Algumas das experiências compartilhadas pelos grupos de estudantes são: horta escolar, atividades artísticas relacionadas ao tema do projeto, participação nas feiras estudantis, encontros esportivos, entrevistas para colher a história oral do povoado, cuidado do manguezal, visitas a bibliotecas em Bogotá, caminhadas pelas granjas locais, oficinas com pais, mães e especialistas em alguns temas, produção de brinquedos, resgate de contos e historias sobre cachorros, vacas, duendes, estrelas, extraterrestres e insetos, entre outros temas que despertam o interesse dos estudantes este ano.

Ao longo do ano, os grupos de pesquisadores têm enfrentado a tarefa de procurar o que está escrito sobre o tema fazendo visitas a bibliotecas, consultas na internet, entrevistas com pessoas mais velhas e apresentações para socializar a informação. Além disso, têm trabalhado para elaborar os projetos, formulando e revisando as preguntas e objetivos, e pensando as hipóteses para fazer um plano consistente antes do trabalho de campo.

Neste momento, professoras e professores estão trabalhando na elaboração dos questionários que possibilitarão a obtenção de informações sobre as perguntas da pesquisa, previamente formuladas com os estudantes. Conscientes de que ainda falta muito para fazer neste ano, o polo Colômbia continua o trabalho com muito ânimo e empenho.

Veja o anexo com os projetos em andamento no polo Colômbia.

 
 

 

mapa do site
contato