Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Encontro Nacional de Escolas Nepso
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 13/10/2014

Há quatro anos a Fundação Vox Populi (FVP), assumiu parceria com o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião em Portugal e vem imprimindo desde então uma forma diferente de realizar o Nepso no país.

Utilizando tecnologia para formar e acompanhar os professores no desenvolvimento dos projetos a FVP dissemina o projeto através de um Prêmio NEPSO - Escola Opinião, que tem como objetivo incentivar o uso da pesquisa de opinião educativa nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico e como forma de aumentar a autonomia nos estudos, alargar conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretação e  contribuir para a formação cidadã dos estudantes.

Joana Rodrigues da FVP conta como essa experiência vem acontecendo nos últimos anos e de que forma ela está inserida no contexto educacional do país, “o impacto que o NEPSO tem tido nos alunos portugueses, é muito inspirador. Nestes 4 anos, conseguimos ter um pouco  a percepção do quanto eles crescem com este programa. Desenvolvem capacidades técnicas e sociais, uma desenvoltura e autonomia de trabalho. Numa altura em que a educação em Portugal está cada vez mais focada em exames e notas, o NEPSO preenche uma lacuna importante de um  espaço que promove o crescimento pessoal, incentivo à curiosidade e à criatividade e ao aprofundamento do conhecimento a um nível interdisciplinar”.

E no dia 28 de junho foi realizado o Encontro Nacional de Escola onde foram apresentados 22 projetos Nepso, que foram realizados em 18 escolas, envolvendo 957 alunos e 89 professores no polo Portugal no ano letivo 2013-2014, além disso, no final do evento foram entregues os prêmios e as menções honrosas aos trabalhos que se destacaram, veja lista abaixo:

3º Ciclo e Secundário:

Melhor trabalho: "A manipulação da Fertilidade", de Matosinhos 

Melhor Comunicação: "(-) Simbolo Esquecido" de Portimão

Melhor Proposta de ação: "Os nossos problemas" de Viseu

Maior Participação dos alunos: "A amizade na Adolescência" das Caldas das Taipas

Cidadania Ativa: "As redes Sociais digitais" de Braga

Menção Honrosa pelo rigor do estudo: O ambiente" de  Aver-o-Mar

Menção Honrosa pelo Envolvimento da escola: para todos os 5 projetos de  Caldas das Taipas

- Pré-escolar e 1º ciclo:

Melhor trabalho do Pré-escolar e 1º ciclo:  “Energia Sorridente” de Válega, Ovar

Melhor trabalho do 1º ciclo: “Um olhar sobre os resíduos” de Estorãos, Ponte de Lima

 
 

 

mapa do site
contato