Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Chile realiza Seminário Pedagógico
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 08/11/2014

Associado ao VII Congresso Nacional, a equipe coordenadora do polo Chile organizou o Seminário Pedagógico com professores que desenvolvem o Nepso no país. Este evento permite formá-los e aprofundá-los nos fundamentos metodológicos, tecnológicos e conceituais da metodologia de pesquisa em sala de aula.

Durante todo o dia 07 de novembro, os docentes foram convidados a participar de três atividades:
· Oficina sobre elaboração de questionários, realizada por Cristian Buzeta, acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Chile e Gerente Comercial e de Atendimento a Clientes da empresa Time IBOPE;

· Oficina sobre Metodologias Mistas de Pesquisa e avanços do programa Nepso no polo Chile, com referência ao ano de 2011, coordenada por Carolina Hidalgo, acadêmica da Universidad de La Frontera e doutoranda em Educação da Universidade de Ilinois, Urbana-Champaigne, USA e Coordenadora Acadêmica do Polo NEPSO Chile.

· Oficina “Responsabilidade Social nos projetos de pesquisa em sala de aula”, realizada por Carla Chavarria, acadêmica da Universidad de La Frontera e doutoranda em Educação da mesma Universidade.

Para Guillermo Williamson, coordenador do polo Nepso Chile, “esta é uma das principais ações de formação dos docentes que participam do projeto, pois é um momento em que refletimos sobre a teoria, os fundamentos e a metodologia, e avançando ainda mais, trabalhamos com uma compreensão mais profunda dos sentidos e dos fundamentos da metodologia, dos instrumentos e dos desafios para a docência e para a aprendizagem”.

Sobre o processo de formação de professores no Chile
No decorrer do ano, não somente professores, como também alunos-ajudantes de pedagogia, responsáveis pela gestão do programa e acadêmicos que participam do Nepso no país, participam de cinco momentos de formação:

  • Imersão e envolvimento imediato com a prática pedagógicaque tem como base o estudo dos materiais de formação do programa e outros complementares. Geralmente, os professores mais antigos acompanham seus colegas e respondem às consultas, cumprindo assim uma função de tutoria.
  • Participação nas reuniões da Comunidade Autogerida de Aprendizagem (CAA) que são realizadas um sábado por mês. Nestas reuniões são analisados os cenários e temas educacionais e pedagógicos que fazem parte da pauta de debate público e ainda são apresentadas algumas informações sobre feitos educacionais relevantes. Nestes encontros também é realizada uma breve revisão do desenvolvimento dos projetos de pesquisa e o aprofundamento em algum tema do conteúdo ou da metodologia que os professores consideram necessário e, finalmente, é feito um planejamento das atividades seguintes.
  • Participação em diversas atividades de contato internacional, dentro e fora do país, vinculadas ao projeto: Simpósio, Congresso, intercâmbios no exterior ou integração com visitantes de fora do país.
  • Atividades emergentes ou específicas de formação que não são necessariamente para todos devido ao caráter, ao momento e lugares onde são realizadas, como encontros específicos com acadêmicos, convites para participar de eventos particulares e preparação de papers (no caso de estudantes de pedagogia).
  • O Seminário Pedagógico que é uma das estratégias mais importantes de formação do polo.
 
 

 

mapa do site
contato