Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Nepso do Chile realiza sétima edição do seu seminário local
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 07/11/2014

Sob o título “VII Congresso Nacional”, o polo Nepso Chile realizou no dia 06 de novembro, nas dependências da Universidad de La Frontera, a apresentação dos projetos de pesquisa em sala de aula realizados durante o último ano letivo.

O encontro contou com a visita do Vice-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Dr. Eduardo Hebel, e do Gerente Comercial e de Atendimento a Clientes Sr. Cristian Buzeta do Time IBOPE, empresa que apoia esta iniciativa desenvolvida há 9 anos no país.

Para Cristian, “foi uma grande experiência participar deste encontro, onde tive a oportunidade de assistir a diversas apresentações e me impressionou bastante o nível de profundidade dos temas pesquisados”.

Mais de 100 estudantes da educação básica, média e de jovens e adultos (EJA) divulgaram os resultados de 16 projetos de pesquisa. Veja os títulos dos projetos*: Los Sueldos de los Chilenos; La Influencia de la Marihuana en el Consumidor: Fatales o Medicinales; Discriminación en Contexto Escolar; Mapudungun: La Lengua en la Comunidad de Chequenco; Conflicto Mapuche según Padres y Apoderados y su influencia en los estudiantes; Causas del Conflicto en Mahuidanche; La influencia de las Redes Sociales en el Rendimiento Escolar; Las Redes Sociales “Amigos o Enemigos”, El Acoso Sexual; Tendencia Adolescente en los intentos de suicidio; Derecho a la Diversidad: Los Flaites; Síndrome de Asperger, una condición de Inteligencia o una enfermedad; Derecho a la Diversidad: el aborto; Resultados de un Programa de Educación Sexual en el Liceo; Discriminación de niños y niñas con Necesidades Educativas Especiales. Em breve todos os projetos estarão disponíveis no site www.nepso.net.

O coordenador do polo chileno, Dr. Guillermo Williamson afirmou que “este foi um excelente congresso, onde se comprova a necessidade de que a reforma educacional reconheça estas experiências inovadoras, consolidadas e comprovadas, e que, sobretudo, confie nos alunos e nos professores como sujeitos que aprendem, se apoiam e melhoram de modo cooperativo e ativo na qualidade da Educação”.

*Os nomes dos projetos foram mantidos em sua língua nativa. 

 
 

 

mapa do site
contato