Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
V Mostra Nepso: A pesquisa que ensina Senhor do Bonfim – Bahia
autor: Marilse Araujo, coordenação geral do Nepso - 23/01/2015

O Núcleo Nepso de Senhor do Bonfim, na Bahia, tem uma longa trajetória nesta rede de polos, com vários recomeços e histórias que atestam compromisso com a educação pública e determinação no enfrentamento de desafios. Muita gente fez parte dessa caminhada, e agradecemos a todos, mas precisamos destacar o trabalho da profa. Eliene Rodrigues da Silva que, como coordenadora, nunca arrefeceu e continuou acreditando nas contribuições da metodologia Nepso, para o aprendizado de todos e todas nas escolas.

Em maio de 2014, eu e Leila Andrade (assessora da equipe Nepso) realizamos uma oficina de formação na metodologia Nepso, com 15 professores, nesse município. Foi como assoprar uma chama e ver, novamente, o entusiasmo se espalhar pelas escolas, com resultados que superaram nossas expectativas. 

No dia 28 de Novembro de 2014, mais de 400 estudantes, de 9 escolas, apresentaram, nas dependências da Universidade do Vale do São Francisco, 10 pesquisas educativas de opinião que realizaram durante o ano letivo. Foi uma alegria presenciar estudantes e educadores da educação básica ocupando e usufruindo o espaço de uma instituição federal de ensino superior. Ficamos impressionadas e orgulhosas com a qualidade dos trabalhos e com a postura de investigadores assumida pelos participantes. Uma turma de crianças da educação infantil (com 3 e 4 anos) realizou uma pesquisa sobre “De que você tem Medo?” Se quiserem saber as respostas incríveis que esses pequenos encontraram, acessem o site nepso.net.

Parabéns professoras e professores pela garra, entusiasmo e seriedade nesse longo processo. Parabéns Eliene Rodrigues da Silva e Diego Palmeira da Silva que orientaram todo esse trabalho nas muitas reuniões que coordenaram, com os professores.

Parabéns e nossos agradecimentos à Secretaria Municipal de Educação de Senhor do Bonfim e à Universidade do Vale do São Francisco, por apoiarem essa iniciativa. 

 
 

 

mapa do site
contato