Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
V Encuentro entre Escuelas Nepso – Universidad Nacional de Quilmes – Polo Argentina
autor: Marilse Araujo, coordenação geral do Nepso - 26/01/2015

Pela realização do “V Encuentro entre Escuelas Nepso”, tanto pela continuidade do evento em sua 5ª edição quanto, também, pelo crescimento e qualidade dos trabalhos apresentados.

Neste ano foram 13 pesquisas, o que exigiu a organização das apresentações em três salas da universidade, na manhã do dia 17/11. Essa distribuição e a consequente necessidade de escolha, pelos participantes, da sala que acompanhariam resultou em uma bonita inovação: alguns alunos, definidos previamente, apresentaram à tarde os resumos das pesquisas e dos principais debates sucitados em cada sala - uma excelente iniciativa para garantir informação a todos os participantes. Esperamos que inspire outros polos.

No dia 18/11 tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho sobre Registro e Sistematização dos Projetos Nepso, feito em intercâmbio entre o polo Argentina e o polo Paraná. Também apresentamos o processo de sistematização, orientado pela equipe de coordenação geral da Ação Educativa, e a publicação dos registros realizados em 2013 nos polos SP, RJ, RS, DF, MG e PE. Em breve teremos mais uma publicação com as práticas das professoras argentinas. Aguardem!

No dia 19 visitamos duas escolas: Escuela Media 9 e Escuela Básica Nº 5, foi uma experiência inesquecível, por conhecermos as dependências de escolas públicas na Argentina;  pelo acolhimento e disponibilidade de professores e alunos mas, principalmente, por termos a oportunidade de vivenciar o drama que se tornou tema da pesquisa na Escuela Media 9: La inundación en el Barrio La Paz de F. Solano (leia mais no site nepso.net). Depois de dois dias secos e com muito  sol o dia 19 amanheceu chuvoso e enfrentamos dificuldades para chegar até a escola, que estava com poucos alunos, o que sempre acontece como informado pela pesquisa que fizeram.  Depois de algum tempo tivemos que sair correndo porque a inundação da escola começava.

Nossa reverência à profa. Marcela Mendoza, docente dessa escola e coordenadora da pesquisa, pela competência e compromisso com seu ofício; pela determinação e alegria que marcam sua atuação e, também, por nos proporcionar esse encontro com a realidade.

Equipe do Polo Argentina, obrigada pela convivência e por tantas aprendizagens.

 
 

 

mapa do site
contato