Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Depois de dois meses de trabalho. Avanços do polo Nepso Colômbia.
autor: Angie Arango - 24/04/2015
Durante este ano, o polo Colômbia inicia novos trabalhos e cumpre seu nono ano de presença em Sabana de Occidente. A continuação da experiência mostra sua força e coloca o programa como semente de pesquisa na escola, uma ferramenta resgatada pelas professoras e professores como um espaço que tem permitido potencializar a oralidade em seus estudantes, motivá-los na aprendizagem e na reflexão sobre suas práticas pedagógicas e didáticas através das diferentes pesquisas de opinião que participaram. 
 
Nesse sentido, a aposta para este ano é levar adiante as pesquisas de opinião nas diferentes escolas a partir de um trabalho mais colaborativo onde o compromisso e a responsabilidade individual sejam substanciais para a tarefa a ser realizada, num momento no qual o programa Nepso na Colômbia está avaliando crítica e reflexivamente suas aprendizagens e contribuições para a tarefa coletiva que a metodologia por projetos pressupõe.
No contexto do desenvolvimento histórico do programa nos municípios de Madrid, Subachoque e El Rosal, no departamento [estado] de Cundinamarca, tendo em vista as intenções projetadas para este ano, o Nepso Colômbia está apostando no fortalecimento da rede de aprendizagem cooperativa entre as professoras e professores já vinculados anteriormente e na sua sustentação, além da motivação de avanços nos seus processos de formação investigativa. 
 
Os professores e professoras do polo Nepso Colômbia continuam acreditando no papel ativo da metodologia da pesquisa de opinião educativa como possibilidade para a construção de conhecimentos relevantes e significativos de distintas disciplinas em cenários dedicados à compreensão da importância de escutar, respeitar a opinião dos outros e valorizar o papel da escola no contexto social já que em muitos casos desperta a vocação científica dos e das estudantes. Até o momento, os diferentes projetos avançam para a qualificação dos temas selecionados, que para este ano são produto da inquietação dos estudantes por temas como: o sistema solar, a neve, as bruxas, o futebol, a horta escolar, os aviões, os ursos polares, a raposa e as festas locais. 
 
Como nos anos anteriores, os professores mantêm sua energia, responsabilidade e dinamismo característicos, com repercussões favoráveis em cada um dos cenários escolares. 
 
O programa espera continuar avançando, inspirando e desafiando os estudantes e professores a percorrer os caminhos que sua curiosidade inspire no desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa. 
 
 

 

mapa do site
contato