Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nepso foi incluído no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 14/07/2015

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso conquistou mais um importante espaço: irá compor o Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC) - Brasil. O resultado da avaliação do Programa e sua inclusão no Guia foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de junho de 2015.

Esse processo teve início em janeiro/2015 quando atendendo chamada em edital, o Nepso foi inscrito, on line; nossas publicações foram enviadas para o MEC, via correio, e o site foi indicado para maior conhecimento da Rede. Sugerimos três escolas (DF, RS e SP) para avaliação in loco das atividades. A visita aconteceu no dia 22/05 na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Darcy Ribeiro”. O avaliador ficou encantado ao encontrar TODOS OS ALUNOS, do 7º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental, organizados em grupos (não em séries!) para definição dos temas para suas pesquisas.

O Guia de Tecnologias Educacionais é uma das ações do MEC que busca a melhoria da qualidade da educação no Brasil, contribuindo com a oferta de atividades a serem desenvolvida no Plano de Ações Articuladas (PAR) de cada Município. O PAR é um instrumento de planejamento da educação, um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num sistema nacional de educação.

Segundo Marilse Araujo, assessora da ONG Ação Educativa e coordenadora geral do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião “concretamente, essa aprovação significa que a metodologia Nepso poderá ser escolhida, pelas secretarias municipais e estaduais de educação, para compor programas de formação continuada de professores da educação básica, com apoio técnico e financeiro do MEC. A inclusão do Nepso no Guia de Tecnologias significa o reconhecimento, pelo Ministério, da seriedade e solidez do trabalho que estamos realizando desde o ano 2000. Com certeza, esse apoio fortalecerá nossas parcerias com o poder público, aportando institucionalidade ao Programa”.

E Ana Lúcia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro também comenta, “esse é um passo muito importante para o Nepso. Um programa que existe há 15 anos e está consolidado em sete estados brasileiros e o Distrito Federal, além de mais cinco países na América Latina e Portugal.  No entanto, a inclusão do Nepso no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação do Brasil aponta para uma disseminação ainda maior e para além disso, o reafirma como uma metodologia que contribui  para a qualidade na educação”.

 
 

 

mapa do site
contato