Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
comKids e Instituto Paulo Montenegro - uma parceria que tem dado certo
autor:  - 21/09/2015

Entre os dias 17 e 23 de agosto aconteceu a sétima edição do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano que tem como objetivo promover e estimular a produção de conteúdos televisivos, audiovisuais e digitais de qualidade para crianças e jovens da América Latina.

Desde a primeira edição, o Festival conta com o apoio do Instituto Paulo Montenegro e neste ano o júri adolescente do comKids, na categoria de 12 a 15 anos não ficção foi composto por 17 estudantes que desenvolvem o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - Nepso na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Darcy Ribeiro.

Como o evento Festival comKids - Prix Jeunesse Iberoamericano traz à cena produções audiovisuais e interativas de qualidade produzidas na América Latina, Ibero América e em países de língua portuguesa para o público infanto-juvenil é essencial contar também com a participação e a avaliação das crianças e dos adolescentes. É por isso que o Festival realizou, pela terceira vez, esse júri tão especial. 

Os estudantes assistiram uma seleção de produções finalistas e, através de um processo de avaliação e votação acompanhado pela equipe de educomunicadores do comKids, definiram os vencedores desse prêmio tão importante.. Foi realizado, também, um trabalho educativo, no qual os jovens, considerados como um público ativo, tiveram a oportunidade de refletir, debater e fazer atividades práticas sobre cada um dos conteúdos. Na hora do exercício e avaliação final, critérios técnicos (imagem, som, narrativa e personagens) e afetivos foram considerados.

Após a exibição de todos os conteúdos da categoria a ser avaliada, foi realizado um debate entre os alunos e uma equipe de mediadores do comKids, onde eles votaram, em uma ficha desenhada especialmente para eles, definindo assim o vencedor da categoria correspondente.

Na cerimônia de encerramento, dia 21 de agosto (às 19h no Sesc Consolação), o prêmio do Júri adolescente foi oferecido aos produtores ou diretores das produções  escolhidas por eles. O troféu foi entregue pelas mãos de um jovem representando júri.

Realizar essa parceria com o Instituto Paulo Montenegro - IPM é de suma importância. Nos sentimos muito acolhidos e valorizados pela equipe do Escola Darcy Ribeiro e pelo Instituto.

Com o apoio dos professores Clodoaldo Junior e Wilson Mota, realizamos com muita alegria e bons resultados o júri adolescente Nesta edição 17 estudantes do 9º ano integraram o júri.  

“Os alunos da Escola Darcy Ribeiro são realmente muito especiais. Inteligentes, participativos e com grande vontade de expressar suas opiniões, assim os debates após a exibição de cada filme foram muito ricos. Além disso, eles tiveram a oportunidade de participar no debate sobre a categoria juntamente com o público adulto conformado por diretores e produtores de conteúdos audiovisuais. Esse debate foi muito elogiado pelos participantes, que acreditam ser fundamental ouvir o que os jovens têm a falar, afinal eles são o público que de fato irá assistir a essas produções”, declara Paula Tedrus educadora do comKids.  

 

Veja o vídeo, com um pouco desta participação dos estudantes: http://comkids.com.br/videos/ e https://www.youtube.com/watch?v=woMt-wKySdQ

Fotos e vídeo por Danila Bustamante/comKids

 

Sobre o Midiativa

Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes) – ONG que se dedica a promover mídia de qualidade para crianças e adolescentes em diversas atividades do ComKids. O Midiativa é responsável pela sétima edição do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano. 

Sobre o comKids

O comKids é uma iniciativa do Midiativa e da Singular, Mídia e Conteúdo que, desde 2011, tem como objetivos principais: criar ações e espaços de reconhecimento, formar e articular as áreas de produção de conteúdo e da cultura da infância; criar estratégias para a formação de público e fomentar o debate e o desenvolvimento da produção audiovisual e interativa de qualidade para esse público.

 
 

 

mapa do site
contato