Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nepso, um projeto que se articula com outros projetos
autor: Equipe coordenadora polo Colômbia - 19/10/2015
O grupo de professoras e professores Nepso 2015 do Polo Colômbia tem demostrado seu entusiasmo e criatividade no desenvolvimento de projetos com meninos, meninas e jovens de todas as idades. Até essa data, o grupo de 14 docentes dos municípios El Rosal, Madrid e Subachoque em Cundinamarca, que estão participando da rede, se encontra na fase de tabulação e análise dos dados que vêm reunindo com seus estudantes durante este processo. 

Durante este período, é central destacar o contínuo e valioso apoio do Ibope Colômbia e das secretarias de desenvolvimento local dos governos municipais de Subachoque, Madrid e El Rosal, que continuam apoiando o projeto neste ano. Da mesma forma, a colaboração das direções dos colégios participantes, que cederam algumas horas de trabalho institucional e facilitaram o trabalho dos professores e professoras envolvidos, reconhecem na experiência de este ano o aumento das possibilidades de trabalho que a metodologia de pesquisa de opinião possibilita.  Um exemplo disso são os projetos da Instituição José María Obando desenvolvidos pelos professores John Freddy Mendoza, Junny Olaya e Nidia Molina, vinculados à área técnica e ciências sociais respectivamente.
 
A proposta e o desenvolvimento da experiência não desconsidera o papel da integralidade neste campo, mesmo quando aplicada por meio de dispositivos de aprendizagem diferentes. Os temas escolhidos sugerem enfoques múltiplos e ajudam os estudantes a estabelecer relações entre os diversos campos do conhecimento.
 
Por exemplo, a professora Nidia Molina enfocou neste ano a compreensão das festas locais a partir da articulação da metodologia Nepso com as metas curriculares postas para o ano, que coincide com o 18° aniversário do município de El Rosal, situação que motivou a apresentação do projeto em um bloco de rua no dia 26 de setembro. Nessa jornada, também estiveram presentes os projetos de comercialização de alimentos do último ciclo do colégio José María Obando, Sede Antonio Nariño.

Os projetos de comercialização de alimentos são um dos eixos da formação técnica no colégio José María Obando, e a professora Junny Olaya, ao lado dos seus alunos, percebeu nele uma oportunidade de integração dos princípios e processos de ensino e aprendizagem que o Nepso propõe, contribuindo com isso não só para a formação de bases investigativas para estudantes do 11º grado*, como também para a constituição de capacidades de estabilização socioeconômica a partir da escola por meio de uma visão responsável dos empreendimentos.

Outro caso que é pertinente ressaltar neste texto é o trabalho do professor John F. Mendoza, com vários microprojetos que os estudantes do 6º e 8º grados*  desenvolvem, onde o papel do Nepso é a articulação em torno dos valores para a cultura de paz, tema que é central no atual contexto sociopolítico do país e acrescenta uma reflexão interessante sobre o lugar da ética na formação investigativa.

Da mesma forma que esses três docentes, os outros professores, nos diferentes espaços de encontros propiciados entre as oficinas, reuniões de seguimento e visitas às escolas, situaram a experiência como uma possibilidade para a obtenção de ferramentas para a compreensão do seu contexto. Ferramenta que, além disso, serviu para potencializar a motivação, o protagonismo e as habilidades relacionadas a competências de leitura e escrita, matemáticas e cidadãs a partir da integração de diferentes áreas e saberes.
 
Esperamos que o conhecimento construído a partir dos microuniversos de pesquisas realizadas por cada grupo de estudantes e seus professores e professoras continue se encaixando nas dinâmicas de cada escola como uma contribuição significativa, relevante e pertinente na cultura escolar que o Nepso espera atingir. 
 
* Sistema educativo colombiano.
 
 

 

mapa do site
contato