Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Um ano cheio de novidades
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 26/10/2015
No primeiro semestre a equipe do polo Rio Grande do Sul teve uma nova experiência com o programa Nepso: em uma parceria com a Secretária de Educação da cidade de Nova Petrópolis, fez a formação com cerca dos 140 professores da Rede de Ensino Municipal.
 
Os docentes participaram dos encontros que aconteceram quinzenalmente, presencial e a distância.  Os professores de cada uma das cinco escolas da Rede de Ensino Municipal de Nova Petrópolis desenvolveram uma pesquisa utilizando a metodologia Nepso e foram acompanhadas pelas formadoras do polo Rio Grandes do Sul. Ao final da formação foi realizado o XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível -  A pesquisa em movimento: no formador, no professor e no aluno, que foi um momento de socializar os resultados das pesquisas das escolas. Além disso, o grupo de professores de cada uma das escolas escreveu, coletivamente, um artigo sobre a investigação realizada.

Nilda Stecanela, coordenadora do Polo Rio Grande do Sul e Lisandra Pacheco, assistente de coordenação e formadora, ressaltam a importância deste trabalho: “Essa experiência foi muito rica. Todo o processo trouxe novos desafios, novas descobertas. O momento do Seminário foi muito importante não só por encerrar a formação como também apresentar aos professores de Nova Petrópolis a dimensão do programa Nepso e a Rede que ele forma em diversos estados do Brasil e em outros países. A presença da Ana Lucia Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro, Marilse Araújo, coordenadora geral do Nepso e Elsa Bolaños, coordenadora do polo Peru, concretizou esta rede”, contam.

E não param por aí os trabalhos no polo Rio Grandes do Sul, para o segundo semestre a parceria com a Secretaria de Educação de Nova Petrópolis foi renovada. E desta vez as pesquisas serão realizadas pelos estudantes das cinco escolas do município orientadas pelos professores que fizeram a formação, mediados pela Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação de Nova Petrópolis, em parceria com a coordenação e formadoras do Polo RS.
 
 

 

mapa do site
contato