Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Formações 2011 no polo Rio Grande do Sul
autor: Coordenação Polo Rio Grande do Sul - 25/03/2011

Em 2011 estamos completando 11 anos de oferta do curso "Escola e Pesquisa: um encontro possível" no Polo Rio Grande do Sul. O curso constitui uma possibilidade de formação continuada e complementar aos professores e acadêmicos da área da educação, instrumentalizando para o uso da pesquisa em sala de aula como ferramenta pedagógica.

Aliando as trocas oportunizadas pelas "aprendizagens em rede" partilhadas com as experiências desenvolvidas pelos polos multiplicadores do NEPSO, é possível afirmar que estamos diante de um projeto que articula teoria e prática e estimula a construção e a sistematização do conhecimento. Ao participar do curso, professores e alunos são instigados a conhecer a metodologia de pesquisa em sala de aula, a vivenciar todas as etapas do planejamento de um projeto de pesquisa e a conceber a pesquisa como um jogo de linguagens que transcende as culturas escolares.

A culminância do curso ocorre no evento de divulgação dos resultados, organizado na forma de um Seminário com mesmo título, cuja programação reserva um momento acadêmico de reflexão sobre a prática e temas dos diversos projetos de investigação, assim como, um momento de trocas interculturais, de socialização e de expressão das culturas infanto-juvenis. O Nepso, no Polo RS, tem sua sede em Caxias do Sul e também será desenvolvido em outros seis núcleos: Canela, Farroupilha, Litoral, Porto Alegre, São Sebastião do Caí e São Marcos.

A publicação do processo e resultados de cada pesquisa é assegurada nos anais do evento, no formato de CD-rom (Clique aqui e veja Anais 2010). No conjunto são 100 horas-aula de estudo impregnadas por percursos pelo desconhecido e pela interpretação das realidades a serem investigadas em cada projeto, sustentadas por um consistente referencial teórico.

 
 

 

mapa do site
contato