Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Da curiosidade ao conhecimento
autor: Polo México - 18/03/2011

No último dia 29 de novembro foi realizado o Terceiro Encontro Nepso, no qual crianças e jovens e diferentes escolas mexicanas apresentaram seus trabalhos de investigação realizados através de pesquisa.
O Museu Dolores Olmedo, localizado em Xochimilco, ao sul da Cidade do México, abriu suas portas em 29 de novembro para encher de entusiasmo os jardins do que um dia foi uma fazendo colonial. Por volta de 70 jovens, de 10 escolas, assistiram ao Terceiro Encontro Nepso para compartilhar suas experiências e manifestar o conhecimento obtido através da realização de pesquisas.

Há três anos, o IBOPE AGB México, com a colaboração da UNESCO e Proeducación, iniciou a aplicação do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião. Foram selecionadas escolas filiadas a estas duas instituições, e seus professores participaram de oficinas que, por sua vez, transmitiram o conhecimento aos seus alunos.

Por volta das oito da manhã, alunos e professores se congregaram em um maravilhoso local que há muito tempo foi reconhecido como Fazenda La Noria e cuja construção data final do século XVI. No final de um longo caminho, guardado por bellos jardins, um delicioso café da manhã os esperava. Os classicos e sobrios uniformes escolares (calças cinzas com suéter verde ou vermelho) contrastaram com o verde-limão que decorava as mesas e doces cheios de cores.

Ao término do café da manhã chegou a hora das exposições. Nervosos, os alunos mexicanos verificavam seus discursos com os professores e tomavam seus lugares. Assim como constava na programação, às 9h, Ricardo Guerreiro, representando do escritório da UNESCO no México, Claudia Martinéz vice-diretora de PR & Corporate Social Responsibility de IBOPE AGB México e Mónica Guadarrama, coordenadora nacional do Plano de Escolas Associadas a UNESCO, pronunciaram seus discursos de benvinda.

Nos bastidores, o Internado de Educación Primaria No.2 comentava a importância de seu projeto, "...a água é muito importante, sem águanão há vida". Defendendo esta frase se colocaram a frente do público e expuseram seu trabalho entre risos e nervosismo por serem os primeiros a falar. A professora lhes atribuiu um duplo mérito já qie não contaram como o apoio de muitos pais de familia.

Três escolas mexicanas pesquisaram o tema NEPSO Multipaís que despertou o interesse de crianças e jóvens de cada uma das nações onde o Nepso está presente: "Juventude, sociedade e educação".

As três equipes mostraram uma sincera preocupação com a atual situação dos jóvens. Conseguiram, graças à pesquisa que realizaram, obter os motivos que levam ao uso de drogas, rebeldia e ao descaso educativo. "Os pais não dão atenção aos seus filhos", foi uma das hipóteses comprovada e compartilhada pelos três grupos.

Um caso especial foi da Escola Primaria Manuel Altamirano já que a seleção do tema surgiu devido à preocupação que os alunos tinham por Miguel, um companheiro de sala que não dormia e ficava a noite inteira jogando videogame. Seus companheiros resolveram averiguar quantas crianças passavam por este mesmo problema e o porquê, e assim poderiam ajudar Miguel.

Com a bandeira da infância em punhos, a Escola Primaria de Participación Social No.4 selecionou como tema "Os direitos das crianças". Complementaram suas pesquisas com uma visita à Comissão de Direitos Humanos do Distrito Federal, desta forma obtiveram suficiente informação para realizar seus questionário. Depois de concluir que pais e filhos carecem de informações a respeito do tema e exotar aos seus companheiros a também defenderem seus direitos, cantaram em coro: "Temos fome, temos fome, já queremos aprender, junto com NEPSO e com o IBOPE nossos direitos de defender."

A preocupação com o meio ambiente se fez presente novamente na Escuela de Participación Social No.6. "O tráfico de papagaios e araras" foi o tema que levou este grupo a aplicar toda a pesquisa em um fim de semana no parque Atlantis. Em companhia de seus pais e da sua professora Julia, descobriram a falta de consciência que existe sobre o cuidado com as aves e o perigo de extinção dos mesmos. Ariana, uma pequena pesquisadora de 9 ou dez anos, explicou com tristeza que a extinção de espécies pode provocar o rompimento da cadeia alimentícia. O tema despertou um particular interesse no público. Finalmente os alunos do quarto ano convidaram os presentes a respeitarem a legislação que proibe o tráfico de aves e cuidar da harmonia do planeta Terra.

Cada uma das escolas participantes do México fez bonito e mostrou criatividade ao traduzir os resultados de sua investigação em coloridos gráficos. Com muita originalidade os gráficos em barra ou pizza estavam decorados com diversos materiais como macarrão, bolinhas de papel, tampas de garrafas, bombons, lantejoulas e outros.

Por volta das 15h teve uma pausa para que pudessem comer e também visitar as salas do museu. As crianças que já haviam exposto seu trabalho correram para o jardim para liberarem o estress. O restante, ainda nervosos e concentrados, preparavam seu pronunciamento com a ajuda dos seus professores.

Já no finalzinho do evento, as duas últimas escolas, CBT Dr. Maximiliano Ruíz Castañeda e a Primaria de Participación Social No.7 apresentaram seus temas: "Os jóvens e o bicentenário" e "Por que os adolescentes se drogam?", respectivamente. Ambos temas geraram muitas perguntas e comentários por parte do público.

O terceiro encontro Nepso chegou ao seu final com um discurso de encerramento da vice-presidente do IBOPE, Ana María Ortega, que agradeceu a todos os presentes e em especial aos que fizeram possível a realização do evento. Por outro lado, convidou os alunos a continuarem questionando sobre sua realidade e conhecê-la por meio de uma investigação social, observando e consultando não só uma, mas diversas fontes de informação.

Além da inigualável experência, a convivência e os conhecimentos obtidos, despediram-se dos participantes com algodões doces, sorvete, milho e maçãs com pimenta. Alunos e professores sairam cansados do museu, mas com rostos sorridentes e as mãos cheias de satisfação.


Em resumo, os temas investigados pelos alunos das escolas mexicanas foram:

A contaminação do meio ambiente: água
Juventude, sociedade y educação
Os jogos de videogame
Os direitos das crianças
A violência na EPS 2
O uso de drogas na colônia Loma Encantada
A adolescência e sua transcedência na velhice
Os animais em perigo de extinção
Os jóvens e o Bicentenário
Por que os adolescentes se drogam?

 
 

 

mapa do site
contato