Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: É POSSÍVEL OU NÃO? | voltar
  • Alimentação saudável: é possível ou não?
  • Alimentação saudável: é possível ou não?
  • Alimentação saudável: é possível ou não?
projeto
Alimentação saudável: é possível ou não?
RESUMO

Este artigo foi elaborado para contemplar os dados de uma pesquisa de opinião, realizada através do Projeto NEPSO (Nossa Escola Pesquisa sua Opinião), desenvolvida junto aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz, do Bairro Henrique Pante em São Marcos, e coordenada pela professora Andréia Taiza Sandri Machado, com a participação de dezoito alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.

O tema pesquisado foi a alimentação e teve por objetivo investigar a alimentação das crianças, levando-as a perceber a importância da boa alimentação, a fim de criar consciência e facilitar uma reeducação alimentar. Buscamos saber quais os alimentos e bebidas que consideram saudáveis, quantas vezes se alimentam por dia, quais são seus alimentos preferidos e o que comem na hora do lanche da escola.

Estas indagações ofereceram os subsídios necessários para perceber o que a garotada entende por alimentação saudável e quais são os alimentos mais consumidos por eles. Partimos para a consulta de algumas bibliografias que abordam este assunto para estabelecer relações entre o que é uma alimentação saudável com o que foi constatado na pesquisa.

Estudos mostram que uma criança que desde a mais tenra idade tem uma alimentação saudável e bem balanceada, com toda certeza, levará estes benefícios para o resto de sua vida. Após sondagem realizada através da pesquisa percebeu-se um número significativo de crianças que se alimentam de alimentos considerados não saudáveis como a batata frita e a bolacha recheada. Percebeu-se também que a grande maioria das crianças não sabe diferenciar um alimento saudável do não saudável.

Cabe às famílias e à escola orientar e informar as crianças do perigo que está por trás de uma má alimentação e os prejuízos que acarretará no futuro. Além de informar, é necessário dar o exemplo: os pais colocando na mesa de suas casas alimentos saudáveis e bem preparados e a escola oferecendo uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Devemos levá-los a perceber que a maior importância esta em comer diferentes tipos de alimentos todos os dias, nas quantidades certas, para receber as calorias e os nutrientes indispensáveis à saúde. Veja o resumo

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Rio Grande do Sul
ano
2008 (+)
tema
Saúde (+)
escola
professor
Nepso (+), ILISIANA (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato