Iniciativa
Coordenação Pedagógica
EDUCAÇÃO | voltar
RESUMO

Foram entrevistados 100 alunos da Escola Herculano Almeida Lima, sendo uma porcentagem maior de meninos, entre os alunos que tem idade superior a 17 anos, e uma presença maior de meninas quando a idade é inferior a 17 anos.

Em relação ao turno que estuda, as mulheres entrevistadas dão um pouco mais de preferência pelos turnos matutino e noturno, enquanto a presença dos homens é um pouco maior no turno vespertino. Quanto à pergunta a respeito da principal função da escola, 43% dos meninos escolheu a alternativa - preparar para a vida, enquanto que as alunas se dividiram na preferencia: 30% delas escolheram preparar para a vida, mas tambem 30% das alunas afirmaram que a principal função da escola é ensinar a ler e a escrever, ainda 21% dos meninos e 21% das meninas definem como principal função da escola construir aprendizagens a partir das realidades vivenciadas.

A maior parte dos alunos diz pretender concluir o Ensino Fundamental, porém ainda é siginificativo o número de alunos, principalmente de homens, que não pretendem ou tem dúvida quanto a conclusão do Ensino Fundamental. No que se refere ao Ensino Médio - 79% dos alunos e 87% das alunas afirmam pretender cursar esse nível de ensino e o Colégio Mariana Agostinha de Oliveira é a escola apontada como preferida, porém, um número significativo de alunas (30%) pretendem cursar o ensino Médio em Senhor do Bonfim, e 15% dos homens pretendem fazer esse curso na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim.

Os entrevistados, em quase a totalidade, disseram pretender fazer uma faculdade, apontam os pais e familiares como principais responsaveis por estimular o aluno a continuar nos estudos, acham que falta estimulo por parte da escola para que o aluno prossiga nos estudos e afirmam que o principal fator que faz o aluno gostar da escola é o empenho dos professores. Os entrevistados, principalmente as mulheres, acham que o casamento ou filhos atrapalham estudos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Senhor do Bonfim / BA
ano
2008 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato