Iniciativa
Coordenação Pedagógica
PARQUE DO SUCUPIRA | voltar
DESTAQUE DA PESQUISA



 

RESUMO

Juliana Farias e Rejane Araújo

Em 2005, o Centro de Ensino Fundamental 04 iniciou um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental, tendo como tema de Estudo o Parque Recreativo Sucupira. O Parque foi criado em 1996, pela Lei Distrital n.º1318, localiza-se ao lado da UnB – Campus Planaltina e da Vila Nossa senhora de Fátima e está sob fiscalização do Instituto Brasília Ambiental.

O projeto foi resultado da parceria firmada entre a escola e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, que realiza o curso de Reeditor Ambiental, contando com a assessoria do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). A escola passou a discutir as questões ambientais utilizando como ferramenta pedagógica a pesquisa de opinião, além de outros recursos metodológicos.

Em 2006, o projeto iniciou parceria com a Universidade de Brasília. Nesse ano, realizamos pesquisa de opinião com a comunidade vizinha ao Parque para saber a relação do bairro com aquele espaço de preservação ambiental. Constatamos na pesquisa que as principais reivindicações estavam relacionadas à infra-estrutura e à segurança do Parque.

No ano seguinte a escola estabeleceu parceria com a Rádio Utopia 98.1 FM, por meio do Projeto Rádio Diversidade realizado pela rádio comunitária com o patrocínio do Ministério da Cultura. Esse projeto tem como eixo central a valorização da diversidade cultural brasileira e a educação ambiental, através da veiculação de programas radiofônicos produzidos pelos alunos de escolas públicas da cidade.

Dando continuidade ao projeto da escola, no ano de 2008 realizamos nova pesquisa de opinião na cidade. Queríamos saber se o trabalho de Educação Ambiental relacionado ao Parque estava encontrando repercussão na comunidade. Dessa vez, a pesquisa foi realizada pelos estudantes do Projeto Rádio Diversidade. Para fundamentar o trabalho promovemos uma oficina sobre a metodologia da Pesquisa de Opinião. Nessa oficina ficou definido o tema da pesquisa, a identificação da população, a amostra e a elaboração dos questionários.

Realizada a pesquisa, tabulados os dados e feitas as análises, deduzimos que as pessoas estão começando a perceber e valorizar o bioma da nossa região. Historicamente o cerrado é visto como sem vida, feio e seco, mas notamos que as ações de Educação Ambiental estão resultando nessa mudança de olhar. Outro aspecto importante constatado: houve uma diferença positiva de 40% entre os entrevistados de 2008 que disseram conhecer o Parque em comparação com a pesquisa de 2006. Constatamos através da pesquisa que os trabalhos desenvolvidos na cidade sobre o Parque de alguma maneira estão conseguindo chegar à população, principalmente aos alunos da rede pública de ensino.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2008 (+)
tema
escola
professor
autores
Curso Profissionalizante: Outro (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato