Iniciativa
Coordenação Pedagógica
SEXO NA ADOLESCÊNCIA | voltar
RESUMO

Foram entrevistados 50 adolescentes do Bairro das Populares e alunos na Escola Dr. José Gonçalves: 56% meninos, 44% meninas e, na grande maioria (90%), com idade entre 12 e 15 anos. Quando se perguntou qual o momento, que eles julgavam mais adequado para uma pessoa começar a fazer sexo, 42% respondeu depois do casamento e os demais, dividiram-se quase por igual entre achar que é na juventude, na adolescência, depois que começar a trabalhar, depois que concluir os estudos ou quando tiver um “namorado certo”.

44% dos adolescentes entrevistados acreditam que o maior risco que o sexo pode trazer é uma gravidez indesejada, 32% dizem ser adquirir uma doença e 10% falaram do risco que as meninas correm em ser expulsas de casa pelos pais, pois 48% afirmaram conhecer adolescentes que já foram expulsas de casa pela família, por ter feito sexo.

Em relação ao principal fator que tem motivado os jovens a fazerem sexo cada vez mais cedo, 24% respondeu por que as propagandas de prevenção, como o uso da camisinha, incentivam, 24% citaram que os pais estão mais permissivos e não mais acham errado fazer sexo antes do casamento, como no passado, 20% citaram a falta de dialogo na família, 11% apontam incentivo da mídia e 5% preferiram não opinar. 54% dos entrevistados afirmaram conhecer adolescentes que fazem sexo por dinheiro e 46% acham que os adolescentes que ganham dinheiro para fazer sexo é porque gostam, já 32% apontam a necessidade e 10% não opinaram quanto a esse assunto.

Quando foram questionados sobre o que achavam de um adulto fazer sexo com um adolescente 68% responderam julgar perigoso, pois existem adultos que se aproveitam da inocência de crianças e adolescentes, 18% falaram achar normal, pois o amor não tem idade e 14% preferiram não opinar. 24% afirmaram conhecer algum caso de pedofilia e 86% disseram que denunciariam um caso de pedofilia.

Porém, quando perguntado aos entrevistados se eles serviriam de testemunha em um caso de pedofilia 54% disseram que sim e 42% não. Quanto interrogados sobre com quem os entrevistados falam sobre sexo, 44% indicaram os amigos e 26% declararam nunca falar desse assunto, por sentir vergonha.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Senhor do Bonfim / BA
ano
2009 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato