QUEM CONHECE SEUS DIREITOS: CIDADANIA E DIREITOS DO TRABALHADOR
| voltar
RESUMO
Nosso trabalho iniciou-se com discussões em sala de aula, nas quais os alunos sugeriram fazer uma pesquisa de opinião sobre cidadania. Nesse sentido, vários temas foram sugeridos, inclusive sobre as Eleições, já que estamos em ano eleitoral. Mas, através de votações, a turma mostrou interesse em aprofundar o tema “Direitos do Trabalhador”, no qual várias pessoas se mostravam pessoalmente envolvidas.
Para nos aprofundarmos no objeto de nosso estudo, organizamos uma visita ao museu do Tribunal do Trabalho em Belo Horizonte, onde havia uma exposição histórica dos direitos trabalhistas no Brasil; desde fotografias a carteiras de trabalho. Os alunos gostaram muito dessa visita. Também contamos com uma palestra ministrada pelo advogado Agostinho Weitzel, recebido pelos alunos na própria sala de aula, para esclarecer algumas dúvidas, de forma a subsidiá-los na execução do trabalho.
Juntamos várias informações e delimitamos nosso objetivo, que é: avaliar o conhecimento dos trabalhadores de Belo Horizonte a respeito das leis trabalhistas. Foram vários encontros para prepararmos o questionário e entrarmos em consenso sobre que perguntas queríamos fazer e sobre como fazê-las. Um dos fatores mais significativos para a construção do questionário foi a oportunidade de discussões entre os alunos e os professores em sala, com a partilha de várias informações, experiências e aprendizados.
Nesse sentido, o conhecimento e as vivências dos alunos foram de fundamental importância, pois a turma é composta de jovens e adultos trabalhadores, com experiências diversas de inserção no mercado de trabalho, diferentemente dos professores, que estão se iniciando na vida profissional, a maioria em sua primeira experiência docente e de trabalho remunerado. Como trabalhadores, os alunos lidam freqüentemente com situações que envolvem o uso da legislação trabalhista, considerada por eles decisiva para o seu dia-a-dia.
A tabulação dos questionários e o processo de análise estão sendo acompanhados como parte da pesquisa sobre o Tratamento da Informação nos projetos do NEPSO-MG.
COMENTAR |
é preciso estar logado para comentar