Iniciativa
Coordenação Pedagógica
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ENTRE O INTERIOR NORTE E O LITORAL | voltar
RESUMO

As desigualdades Interior/Litoral são uma evidência e correntes em todo o mundo, não só em Portugal. Interessados em como isto se reflecte nas oportunidades dadas aos jovens, estes alunos foram sondar na escola de Macedo de Cavaleiros e na de Espinho.

Os alunos de Macedo de Cavaleiros mostraram sentir-se algo limitados pela menor escolha em termos de ensino secundário, ensino superior e de emprego. Apesar de muitos manifestarem intenção de prosseguir para um Curso Superior, a percentagem é ligeiramente mais baixa no Interior do que no Litoral.

Ainda, a percepção da qualidade dos cursos oferecidos é de que, no Litoral, é mais elevada. Verificou-se, efectivamente, uma tendência para os jovens do Interior migrarem para o Litoral, enquanto estes últimos ambicionam ir para o estrangeiro.

Quando questionados sobre as condições oferecidas na área da Saúde, as mesmas diferenças fizeram-se sentir. Com isto, concluíram que há, de facto, nas áreas contempladas pelo estudo, uma discrepância entre as condições oferecidas aos jovens no Interior do país e no Litoral.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
escola
professor
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato