Iniciativa
Coordenação Pedagógica
E QUE TAL VAI A MATEMÁTICA? | voltar
RESUMO

Com este estudo, os alunos tentaram reunir opiniões sobre a matemática de todos os intervenientes na educação (alunos, professores e encarregados de educação), em todos os níveis de ensino do Agrupamento, sobre esta disciplina e, ao mesmo tempo, procuraram desmitificar o grande “monstro” que é fazer contas.

Descobriram que é importante aprender não só o conhecimento matemático em si, mas também aprender a estabelecer raciocínios lógicos e desenvolver a capacidade de resolver problemas. No que toca à ideia que há da Matemática, verifica-se que há alguns preconceitos a esse respeito.

Os alunos que afirmam não gostar/gostar pouco da disciplina correspondem àqueles que não lhe atribuem tanta importância na vida futura. O insucesso neste campo é evidente, mas as razões para tal são difíceis de determinar.

Muitos dos alunos atribuem este facto à sua própria falta de empenho e de interesse. Do lado dos professores, além do referido acima, contempla-se também a complexidade da matéria. Alguns falam ainda de uma capacidade de raciocínio não muito desenvolvida, ou, simplesmente, não o suficiente.

Os pais têm a seu cargo o desenvolvimento da capacidade de dedução e o incutir o gosto pela matemática. Planos de acção futura passam pela divulgação deste projecto e das suas conclusões junto da comunidade, bem como a realização de iniciativas que despertem para a causa e mostrem o lado divertido da matemática.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+) , (+)
disciplina

 

mapa do site
contato