Iniciativa
Coordenação Pedagógica
A FELICIDADE DOS JOVENS | voltar
RESUMO

A Felicidade é um tema emergente e alvo de cada vez mais discussão, na actualidade. O que é a felicidade? Será que existe, de facto? E, se sim, como lá chegar? O grupo de Ovar propôs-se a recolher a opinião dos jovens sobre o assunto. Entrevistaram, ao todo, 202 jovens ovarenses.

Descobrir os diferentes conceitos de felicidade para cada um, procurando aspectos transversais a todos; descobrir quais as principais causas e componentes da felicidade e o que é necessário, na perspectiva destes jovens, para ter uma vida plena, foram alguns dos objectivos deste estudo.

A maioria classifica o seu grau de felicidade pessoal num nível médio positivo. As mulheres consideram-se menos felizes que os homens; com a idade, o sentimento de felicidade atenua-se; e os mais escolarizados são, em regra, mais felizes.

As diferenças mais acentuadas notam-se na comparação entre jovens empregados e desempregados, em que estes últimos afirmam-se menos felizes. Cerca de 1/3 considera-se pouco ou nada satisfeito com o seu nível de vida actual. Segundo este jovens, o mais importante para se ser feliz é o amor, a família e os amigos e o que mais prejudica a felicidade é a insegurança quanto ao futuro e os problemas financeiros, nos nossos dias.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato