Iniciativa
Coordenação Pedagógica
PAREDES VS. TABAGISMO | voltar
RESUMO

A adolescência é uma fase crítica para um jovem se tornar um adulto fumador ou não. Por isso, este grupo de Paredes achou oportuno conduzir um estudo de opinião entre os alunos da sua escola, a fim de determinar o grau de incidência de fumadores e explorar este fenómeno, para o poder conter melhor.

Dos 232 alunos do 3º Ciclo que foram entrevistados, 57%, mais de metade, admitiu fumar e, muitos, dizem ter começado ainda antes dos 12 anos. Apesar disso, 3 em cada 4, tem consciência que faz mal à saúde e o mesmo rácio pensa em deixar de fumar.

Este grupo também investigou se o facto de os pais serem fumadores influencia os filhos ao mesmo comportamento, mas a conclusão foi de que não há uma ligação que se possa sustentar entre os dois. A única influência que surte, de facto, efeito parece ser a pressão dos pares, ou seja, dos colegas e amigos. Jovens com amigos fumadores têm mais tendência a tornarem-se também fumadores. No entanto, não é esse o motivo principal.

Quanto às verdadeiras causas por que os jovens começam a fumar, não são muito claras. Alguns parecem fazê-lo como uma maneira de lidar com o stress. Para evitar um aumento do número de fumantes, aconselha-se mais vigilância na escola e atenção a estabelecimentos nas redondezas que vendem tabaco a menores.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
Saúde (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato