Iniciativa
Coordenação Pedagógica
O ALCOOLISMO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM AMARANTE | voltar
RESUMO

O alcoolismo e a violência doméstica são problemas muito sérios e de grande impacto numa sociedade. Jovens expostos a isto poderão ter a sua vida e o seu desempenho académico em risco. Este grupo de alunos de Várzea decidiu tentar saber mais sobre o assunto: a sua frequência entre famílias da comunidade e tentar apreciar o verdadeiro impacto destas ocorrências na vida dos alunos.

Foi determinada uma elevada taxa de desemprego, pelo que se estabeleceu uma relação entre isto e o alcoolismo. A crise e os problemas económicos potenciam, tanto a violência doméstica, como o consumo excessivo de álcool. As mulheres são, mais frequentemente, as vítimas de violência doméstica e os homens têm mais problemas com as bebidas alcoólicas.

Confirmou-se que isto afecta o rendimento escolar dos alunos, resultando, em alguns casos, em desinteresse ou até comportamentos violentos. O consumo de álcool entre os jovens de Amarante prende-se, maioritariamente, com tentativas de chamar à atenção os seus pais ou integrar-se num grupo.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato