Escola Municipal Padre Guilherme Peters
	Pesquisa: Violência no interior da escola
	
	Questionário
	
	1 - Você acha que na nossa escola tem violência?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	2 - Na sua opinião, há violência dentro da sua sala de aula? 
	(  ) Sim
	(  ) Não
	3 - Na sua opinião, é mais fácil resolver os problemas usando a violência?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	4 - Você convive com algum tipo de violência seja ela simbólica ou física em sua casa?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	5 - Na sua opinião, a violência em casa influência a violência na escola?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	6 - Na sua opinião, a conversa poderia resolver problemas e evitar muitos casos de violência?
	(  ) Sim (  ) Não
	
	7 - Na sua opinião, palavrão também é um tipo de violência?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	8 - Na sua opinião, a violência dentro da escola pode acabar?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	9 - Você faria parte de um grupo antiviolência, dentro da escola, para prevenir a violência, dialogar e buscar soluções para conflitos, criando alternativas, de modo a minimizar ao máximo as brigas e desentendimentos no ambiente escolar?
	(  ) Sim
	(  ) Não
	
	10 - Qual das alternativas abaixo que você considera a MAIS IMPORTANTE para minimizar a violência dentro do espaço escolar?
	(a) Conversa 
	(b) Solidariedade
	(c) Respeito
	(d) Amizade

Nossa escola está vivendo um momento de muita violência e queríamos saber o porquê. Daí o NEPSO propôs a pesquisa e nós resolvemos fazer sobre a violência, já que esse tema nos estava incomodando. Foi muito interessante e muito reveldor.
No começo ficamos com um pouco de medo, mas quando fomos nos familirizando com o tema, aprendendo sobre ele e começando a pesquisa propriamente dita, nos soltamos e quisermos saber tudo. O trabalho de campo foi muito legal. Todos os nossos colegas queriam participar, e mesmo quem não responder ao questionário ficou à vontade para dar a sua opinião e falar sobre como se sentia com relação ao nosso tema.
Descobrimos que nossos colegas também já estavam incomodados com tanto violência dentre e fora da sala de aula. Descobrimos que nossos colegas tem vontade de mudar essa situação, mas não tinham idéia de como agir.
A nossa pesquisa colocou perguntas que, de certa forma, esclareceram de onde vem um pouco dessa violência, quem está mais em sua direção, onde ela acontece fora da escola. A pesquisa nos permitiu saber também como nossos colegas se sentem em relação não só à violência física, que são as brigas em si, mas também como a relação à violência simbólica, ao desacato, ao palavrão, à falta de respeito, e a um conjunto de situações que vivemos em nosso dia a dia e que não gostamos de viver.
Gostamos demais de fazer a pesquisa e de participar do NEPSO, foi um momento de muito valor para nós alunos. Gostaríamos de agradecer e deixar claro que essa pesquisa foi um momento de grande aprendizado e de grande emoção para nós, alunos da E.M Pe. Guilherme Peters. Muito obrigada.

 
	            
        

