Iniciativa
Coordenação Pedagógica
VIOLÊNCIA NA ESCOLA | voltar
  • Violência na escola
  • Violência na escola
  • Violência na escola
  • Violência na escola
projeto
Violência na escola
DESTAQUE DA PESQUISA

Escola Municipal Padre Guilherme Peters
Pesquisa: Violência no interior da escola

Questionário

1 - Você acha que na nossa escola tem violência?
(  ) Sim
(  ) Não

2 - Na sua opinião, há violência dentro da sua sala de aula? 
(  ) Sim
(  ) Não

3 - Na sua opinião, é mais fácil resolver os problemas usando a violência?
(  ) Sim
(  ) Não

4 - Você convive com algum tipo de violência seja ela simbólica ou física em sua casa?
(  ) Sim
(  ) Não

5 - Na sua opinião, a violência em casa influência a violência na escola?
(  ) Sim
(  ) Não

6 - Na sua opinião, a conversa poderia resolver problemas e evitar muitos casos de violência?
(  ) Sim (  ) Não

7 - Na sua opinião, palavrão também é um tipo de violência?
(  ) Sim
(  ) Não

8 - Na sua opinião, a violência dentro da escola pode acabar?
(  ) Sim
(  ) Não

9 - Você faria parte de um grupo antiviolência, dentro da escola, para prevenir a violência, dialogar e buscar soluções para conflitos, criando alternativas, de modo a minimizar ao máximo as brigas e desentendimentos no ambiente escolar?
(  ) Sim
(  ) Não

10 - Qual das alternativas abaixo que você considera a MAIS IMPORTANTE para minimizar a violência dentro do espaço escolar?
(a) Conversa 
(b) Solidariedade
(c) Respeito
(d) Amizade

RESUMO

Nossa escola está vivendo um momento de muita violência e queríamos saber o porquê. Daí o NEPSO propôs a pesquisa e nós resolvemos fazer sobre a violência, já que esse tema nos estava incomodando. Foi muito interessante e muito reveldor.

No começo ficamos com um pouco de medo, mas quando fomos nos familirizando com o tema, aprendendo sobre ele e começando a pesquisa propriamente dita, nos soltamos e quisermos saber tudo. O trabalho de campo foi muito legal. Todos os nossos colegas queriam participar, e mesmo quem não responder ao questionário ficou à vontade para dar a sua opinião e falar sobre como se sentia com relação ao nosso tema.

Descobrimos que nossos colegas também já estavam incomodados com tanto violência dentre e fora da sala de aula. Descobrimos que nossos colegas tem vontade de mudar essa situação, mas não tinham idéia de como agir.

A nossa pesquisa colocou perguntas que, de certa forma, esclareceram de onde vem um pouco dessa violência, quem está mais em sua direção, onde ela acontece fora da escola. A pesquisa nos permitiu saber também como nossos colegas se sentem em relação não só à violência física, que são as brigas em si, mas também como a relação à violência simbólica, ao desacato, ao palavrão, à falta de respeito, e a um conjunto de situações que vivemos em nosso dia a dia e que não gostamos de viver.

Gostamos demais de fazer a pesquisa e de participar do NEPSO, foi um momento de muito valor para nós alunos. Gostaríamos de agradecer e deixar claro que essa pesquisa foi um momento de grande aprendizado e de grande emoção para nós, alunos da E.M Pe. Guilherme Peters. Muito obrigada.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2011 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato